Cotia se destaca em Segurança Pública

A cidade está entre as que tem mais Guardas Civis Municipais por habitante. Prefeito Rogério Franco já autorizou a contratação de uma empresa, via licitação, para realizar um concurso público para aumentar ainda mais o efetivo

438

A cidade de Cotia está entre as cidades da região com o maior número de Guardas Civis Municipais (GCM’s) por habitante: um Guarda para cada 600 habitantes. O município fica atrás apenas de Santana de Parnaíba, que tem 1 GC para cerca de 290 habitantes e, à frente de Barueri, com 1 GC para cerca de 660 habitantes.

A Prefeitura de Cotia tem investido pesado em segurança pública. Em 2018, a gestão do prefeito Rogério Franco aumentou em R$ 14 milhões os investimentos anuais no setor.

“Cotia vai se tornar referência em Segurança Pública. Já temos uma das guardas mais tradicionais do Brasil e adotamos grandes investimentos nesta área”, disse o prefeito.

Segurança, inclusive, tem sido uma das prioridades da atual gestão que confiou a pasta ao vice-prefeito Almir Rodrigues.

“O nosso foco é que Cotia esteja protegida em sua totalidade, com ênfase nas estatísticas e na mancha criminal. Vamos, a partir disso, redistribuir o efetivo. Além disso, queremos que o Guarda Municipal trabalhe com qualidade, exercendo com dedicação as atividades-fim de patrulhamento e ostensivo, de forma comunitária, atuando bairro a bairro, com confiança e respeito por cada morador”, comentou o titular da pasta.

Almir lembrou ainda, que a Segurança Pública em Cotia passou a ser mais tecnológica, moderna e preparada, desde o início de 2017. Ele citou a implantação da Guardiã Maria da Penha que enfrenta e previne a violência doméstica, a implantação de 30 totens de videomonitoramento em pontos estratégicos, renovação da frota da GCM com veículos, pick-ups e motocicletas 0km, estande de tiros, além de valorização da corporação com a liberação de pagamentos de benefícios atrasados, promoção de integrantes, entre outros.