Prefeitura e SENAI qualificam mais de 300 pessoas para o mercado de trabalho

325

A qualificação profissional tem sido uma das prioridades da Prefeitura de Vargem Grande Paulista. Somente neste segundo semestre, mais de 300 munícipes estão sendo capacitados para o mercado de trabalho através dos cursos técnicos do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), que estão sendo realizados gratuitamente no município.
 
Graças à parceria firmada entre o governo municipal e a instituição, a população está tendo a oportunidade de participar de seis novos cursos: eletricista instalador, auxiliar de distribuição (logística), costura industrial, marcenaria, auxiliar de mecânica de manutenção industrial e pintura automotiva.
 
“Nunca a cidade recebeu tantos cursos como agora, pois estamos focados na valorização do ser humano, este é o maior investimento da minha gestão”, destacou o prefeito Roberto Rocha. Segundo ele, a administração aprovará até o final deste ano a instalação do terceiro pólo empresarial.
 
Para receber as novas empresas e garantir a empregabilidade no município, o prefeito implementou desde o início de sua gestão políticas públicas focadas na qualificação da mão de obra local. “As empresas estão cada vez mais exigente e não basta apenas saber, é preciso se profissionalizar. Por isso, estamos criando oportunidades para a população ter acesso à educação de qualidade como são os cursos técnicos do SENAI”, disse Roberto Rocha para as 32 alunas que concluíram no último dia 18, o curso de costura industrial.

Valorização e dignidade
A iniciativa da Prefeitura em trazer os cursos técnicos do SENAI para Vargem Grande Paulista foi elogiada pelos alunos. Além de garantir mais dignidade e novas oportunidades de emprego, os cursos também elevaram auto-estima das pessoas.
 
“O curso foi muito bom, uma ótima oportunidade que a Prefeitura proporcionou aos moradores. Nunca costurei e, hoje, já consigo fazer calças, camisetas e vestidos. Aprendi a usar máquina overloque e vou continuar costurando
pois quero ajudar meu marido”, comentou a aluna do curso de costura industrial, Maria Isabel Marques, 60 anos.
 
Para a aluna Silvana Costa (46), concluir o curso de costura foi a realização de um sonho. “O curso foi excelente, aprendi várias técnicas e segredos da costura. Agradeço ao prefeito e à primeira dama pela oportunidade, eles acertaram em cheio na escolha do curso. Hoje posso dizer que sou uma costureira graças a esta iniciativa”, afirmou.

Emprego e renda

Os cursos do SENAI além de qualificar a população também estão abrindo portas no mercado de trabalho. Empresas do município como J. Serrano, Esbelt e Ferretti visitaram as aulas de costura industrial para conhecer os trabalhos produzidos pelas alunas, que aprenderam a fazer peças de roupas, tapetes, bolsas, entre outros.