Projeto Emagrecer Certo inicia a segunda turma

Um grupo de moradores com sobrepeso e obesidade será acompanhado por equipe multidisciplinar na Policlínica, até o mês de junho

617

A manhã desta quinta-feira (7) foi de muita expectativa para um grupo de 44 pessoas inscritas na segunda turma Projeto Emagrecer Certo, da Secretaria de Saúde de Cotia. Trata-se de pessoas com sobrepeso e obesidade que se inscreveram ao projeto com a esperança de recuperarem a qualidade de vida, perderem peso e ganharem saúde. O Projeto acontece na Policlínica do Portão, em 21 encontros semanais que acontecerão até o final de junho.

Os participantes serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar que conta com nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, educador físico, endocrinologista, além de outras especialidades que são convidadas a participar ao longo da edição. O Emagrecer Certo também tem uma parceria com a Faculdade Mario Schenberg que garante a participação de fisioterapeutas na equipe multidisciplinar.

O objetivo do projeto é criar novos hábitos alimentares e de vida nos participantes e, como consequência, perderem peso, prevenirem doenças, além de obterem o controle de algumas patologias, como diabetes e hipertensão.

Nos encontros, são realizadas palestras e atividade física. “O trabalho de prevenção é importantíssimo. Este projeto foi montado em 2018 e temos todo o apoio e incentivo do prefeito Rogério Franco”, disse Ângela Maluf, secretária adjunta de Saúde.

As inscrições para a turma que começará no segundo semestre do ano já estão abertas. Os interessados podem procurar a Policlínica do Portão.

Referência na região

A estreia da segunda turma do Emagrecer Certo recebeu a visita de duas nutricionistas da Secretaria de Saúde de Embu Guaçu. Gabriela Miguel Santos e Fabiana de Francesco que vieram conhecer de perto a iniciativa para levar para sua cidade. “Soubemos do projeto em uma reunião com o Núcleo de Educação Permanente e ficamos interessadas em levar para Embu Guaçu. Temos um grupo de hipertensos, diabéticos e alimentação saudável, mas nada focado na perda de peso”, disse Gabriela.

Para a coordenadora do Emagrecer Certo, Soraya Moraes, esse interesse de outras cidades prova que estamos no caminho certo. “Ficamos muito felizes em dividir a nossa experiência que poderá ser levada e até melhorada em outras cidades”, disse.