Templo Zu Lai celebra o Ano Novo Chinês

Evento será neste domingo (17) a partir das 10h. Em 2018, cerca de 17 mil pessoas participaram da celebração. Para este ano, o Templo Zu Lai aguarda um público ainda maior

658
Templo Zu Lai, na Granja Viana ( Alexandre França Fotografia)

Neste domingo (17), o Templo Zu Lai, em Cotia, vai celebrar o Ano Novo Chinês (o ano do Porco) com uma agenda repleta de atrações para toda a família. O evento, que começa a partir das 10h, receberá pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo. A instituição espera um público recorde para este ano. Em 2018, cerca de 17 mil pessoas participaram da celebração.

Entre as apresentações, está a Cerimônia dos Mil Budas e as danças do Leão e do Dragão, com grandes imagens desses animais cheios de significado, coreografias, música e muita cor. Há ainda apresentações de outras atividades tradicionais na cultura chinesa. Além disso, terá um almoço vegetariano e barracas com comidas típicas.

Segundo o horóscopo Chinês, um dos mais antigos do mundo, 2019 é o ano do Porco, época em que estará em alta a compreensão, a generosidade, o trabalho e a riqueza. O Ano Novo Chinês é uma referência à data de rito do ano novo adotada por diversas nações do oriente, que seguem o calendário chinês.

Trânsito

Os motoristas devem evitar a Estrada Fernando Nobre no dia do evento, entre às 8h e às 18h. A Secretaria de Transporte e Trânsito de Cotia (Settrans) orienta os condutores, que forem acessar a Rodovia Raposo Tavares, partindo do trecho anterior ao Templo Zu Lai, a optar pela rua Carlos Antônio Pereira de Castro, acessar a Avenida Vasco Massafelli, rua São Francisco e rua Martiliano Lemos Leite.

Para quem for deixar a Raposo e tiver como destino a Estrada São Fernando, a Settrans sugre utilizar a rota no sentido inverso. Faixas de alerta e agentes de trânsito estarão na Estrada Fernando Nobre para dar apoio ao escoamento viário e orientar os motoristas.

Programação

Ano Novo Chinês (ano do Porco)

Dia 17 de fevereiro de 2019

10h – Cerimônia dos Mil Budas – Será realizada na parte interna do templo e é aberta ao público em geral. Não é permitido entrar de bermuda, shorts ou saia.

10h – Workshops – Dobraduras de papel (o Origami), caligrafia chinesa, entre outras atividades relacionadas a cultura oriental.

11h – Almoço vegetariano e barracas com comidas típicas. – Pratos da culinária chinesa e vegetariana. Além de barracas com diversas opções de comidas típicas espalhadas pelo local.

13h – Espetáculo da Dança do Leão e do Dragão. – Um dos momentos mais esperados da comemoração é a Dança do Leão e do Dragão, com grandes imagens desses animais cheios de significado, coreografias, música e muita cor. Há ainda apresentações de outras atividades tradicionais na cultura chinesa.

O Templo Zu Lai fica na Estrada Fernando Nobre, 1461 – acesso pelo km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares.  

 

Por José Rossi Neto