Santana de Parnaíba aposta em jogos de raciocínio nas escolas públicas

A cidade aposta em jogos de raciocínio para desenvolver habilidades socioemocionais de 12,5 mil alunos da rede pública. Metodologia da Mind Lab estimula capacidades cognitivas exigidas pelo MEC e é uma das estratégias para melhorar desempenho do Ensino Fundamental no município.

436

O município de Santana de Parnaíba utilizará em 2019 o programa MenteInovadora, da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de estudantes da rede pública. A metodologia pioneira que integra jogos de raciocínio às salas de aula é aplicada na cidade há três anos e em 2019 atenderá 12.535 alunos do Ensino Fundamental de 55 escolas, que terão a capacitação de 438 professores.
No Brasil desde 2006, o MenteInovadora utiliza jogos de raciocínio em aulas dinâmicas com a mediação de professores capacitados e tem resultados comprovados no desenvolvimento cognitivo e socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real, contribuindo para conferir significado ao aprendizado e exercitando habilidades como a empatia, resiliência, capacidade analítica, equilíbrio emocional e o trabalho em equipe.
Atualmente, o munícipio de Santana de Parnaíba conta com nota de 6,6 nos anos iniciais do Ensino Fundamental no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do aprendizado nacional, resultado que vem crescendo nos últimos anos. O programa MenteInovadora é uma das inciativas do município para tornar o ensino ainda mais significativo para os estudantes da região.
Para Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab, o desenvolvimento de capacidades que tornem as crianças e jovens mais preparados para lidar com um mundo complexo e desafiador deve ser contemplado nas escolas. “O aprendizado em sala de aula deve ir além das disciplinas formais, temos que preparar as crianças e jovens para serem cidadãos éticos e viverem plenamente em sociedade. Os jogos são ferramentas lúdicas que criam uma transcendência entre o que é aprendido na escola e a vida cotidiana. Desde cedo devemos estimular a cidadania, a empatia e a colaboração”, explica.
Sobre o MenteInovadora
O programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em 21 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.