Projeto de resistência às drogas inicia mais uma edição em Cotia

Projeto Educando inicia mais uma edição para mais de mil alunos de Cotia. A Guarda Civil Municipal coordena e executa o projeto desde 2006 com alunos do Ensino Fundamental levando orientações contra às drogas, violência e ilícitos.

321

Nesta semana, o trabalho educativo de resistência às drogas da Prefeitura de Cotia, o “Projeto Educando”, iniciou a 26ª edição com cerca de 1.110 alunos da rede pública. Alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental participarão, durante todo o primeiro semestre, de aulas que abordarão os temas drogas e seus malefícios, violência, bullying, consequências do uso abusivo de bebida alcoólica, além de autoestima, família, diferenças, direitos e deveres, liberdade, entre outros assuntos.

O projeto é coordenado pela Guarda Civil Municipal e são os próprios GCM’s fardados que ministram as aulas dentro do horário regular de aula, uma vez por semana. “Além de cumprir o seu papel educativo e de fortalecimento destas crianças, o Projeto aproxima as famílias da GCM e cumpre importante papel social”, disse a GCM Natalina Rodrigues que, ao lado dos GCM’s Osmar Kiihl, Renato Goes e Samuel Pereira aplicam as aulas.

Neste primeiro semestre, participam 13 escolas, totalizando 31 salas de 5º ano do Ensino Fundamental. De acordo com os GCM’s, as escolas são escolhidas com base no número de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na região, além de serem áreas com índices de criminalidade. O projeto existe desde 2006 e já beneficiou 26 mil alunos.

 

Escolas participantes do Projeto Educando – 1º Semestre de 2019

EM Idalina Godinho – Caucaia do Alto EM Gaspar de Godoi – Caucaia do Alto
EM Recanto Suave – Granja Viana EM Maria Aparecida – Cotia
EM José Grótoli – Cotia EM Maísa A. Ribeiro – Caucaia do Alto
Filhos de Buda – Granja Viana EM Elydia Scopel – Cotia
EM José Mendes – Caucaia do Alto EM José da C. Chaves – Cotia
EM Paulo Zingg – Cotia EM Silvio Pedroso – Cotia
EM Jardim das Graças – Cotia