Fenômeno raro, super-raio atingiu Cotia com intensidade de 109 mil amperes

Fenômeno foi registrado na semana passada por um grupo de pesquisadores. A intensidade de um raio normal é de 30 mil amperes. Reportagem foi mostrada pelo programa Fantástico, da Rede Globo

2010
Foto: Freeimages

Um fenômeno raro foi registrado na cidade de Cotia na semana passada. Um super-raio foi identificado por pesquisadores por meio de câmeras instaladas no alto de um prédio na Zona Oeste da capital paulista. A reportagem foi passada no domingo (3) pelo programa Fantástico, da Rede Globo (veja aqui).

O super-raio atingiu o solo da cidade com uma descarga elétrica de 109 mil amperes. Só para fazer uma comparação, a intensidade de um raio comum é de 30 mil amperes.

Mas o fenômeno ainda atingiu maior intensidade após ter percorrido 22 quilômetros, a 700 quilômetros por segundo, e ter tocado o solo, pela segunda vez, no bairro da Vila Romana (SP). A descarga elétrica registrada foi oito vezes maior: 249 mil amperes.

O aumento do número de raios em São Paulo é causado pelo fenômeno El Niño, conforme explicou ao Fantástico o coordenador do Grupo de Atividade Atmosférica do INPE, Osmar Pinto Júnior.

“Com o aquecimento das águas do oceano pacífico, nós temos mais evaporação, mais formação de nuvens, e essas nuvens afetam a circulação da atmosfera do planeta como um todo. Essa alteração da circulação favorece a formação de tempestades em uns locais e desfavorece em outros.”

Mês mais chuvoso

O mês de fevereiro deste ano foi o mais chuvoso dos últimos 15 anos em São Paulo. A capital paulista registrou 323,2 milímetros (mm) de chuva durante o mês de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume é 37% acima da média histórica para o mês, que é de 235,9 mm.

Já em Cotia, choveu 61,4 % a mais do que a média considerada normal pelo Inmet. O volume de chuva registrado em fevereiro foi de 311 mm, quando o normal fica na média de 191 mm no mesmo período.   

Por José Rossi Neto (com informações do programa Fantástico)