Enfrentamento da violência contra a mulher é tema de palestra em Cotia

Dezenas de mulheres referenciadas no CRAS de Caucaia do Alto participaram do evento que contou com a presença da Guardiã Maria da Penha

354
Foto: Vagner Santos

Dezenas de mulheres acompanharam palestras sobre prevenção, combate e enfrentamento da violência doméstica, nessa quarta-feira (6). O tema foi escolhido para a reunião socioeducativa deste mês por conta da passagem do Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta sexta-feira, 8 de março.

A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ângela Maluf, três guardas civis municipais que fazem parte do programa Guardiã Maria da Penha, ministraram as palestras no Fundo Social de Solidariedade “Enzo e Nicolas Degaki”, em Caucaia do Alto.

As palestras foram acompanhadas por dezenas de pessoas, maioria mulher, que puderam saber mais sobre a rede de proteção em caso de violência psicológica, física, sexual ou outras.

“Hoje, Cotia está preparada para atender a mulher que for vítima de violência. O prefeito Rogério Franco, com toda a sua sensibilidade e compromisso com a sociedade, instituiu a Guardiã Maria da Penha que oferece orientação, proteção e retirada destas vítimas do ambiente em que sofrem a violência”, disse Ângela Maluf.

A Guarda Civil CE Maria de Lourdes Silva de Oliveira falou como funciona a Guardiã e sobre a Casa Abrigo, para onde são levadas as mulheres e seus filhos quando correm risco de morte.

“Elas ficam lá, em local cujo endereço é mantido em sigilo, recebem atendimento psicológico, jurídico e apoio para se reinserirem na sociedade, começarem a trabalhar e seguirem as suas vidas”, disse. “Denunciem os agressores, pois somente com a denúncia das vítimas é que eles poderão ser punidos”, completou Maria de Lourdes.

As palestras socioeducativas são mensais e realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Nos encontros são abordados diversos temas.