Totens de Segurança elevam qualidade no trânsito em Cotia

Com base na interação entre o trabalho da Guarda Municipal e os agentes de trânsito, é possível analisar com mais exatidão e agilidade ocorrências de acidentes envolvendo vítimas fatais e outros considerados menos graves.

796

Em quase seis meses de funcionamento, os totens de segurança e monitoramento em Cotia, além de contribuírem com diminuição dos índices de criminalidade, têm melhorado o atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de carro.  Isso porque, os equipamentos permitem que a GCM faça o monitoramento de diversas ruas e avenidas e, em caso de ocorrências, aciona a Secretaria de Transportes e Trânsito que, imediatamente, dá o apoio e atendimento necessário.

Com base na interação entre o trabalho da Guarda Municipal e os agentes de trânsito, é possível analisar com mais exatidão e agilidade ocorrências de acidentes envolvendo vítimas fatais e outros considerados menos graves, por exemplo. “Especialmente no período do Carnaval, o sistema contribuiu para otimizar a eficácia de nosso atendimento, gerando um impacto positivo na experiência da cidade como um todo”, destacou Joaquim Brechó, titular da Settrans.

Ligados a uma central inteligente, os totens já possuem avançada tecnologia, tais como captação de imagens em 360 graus e em longa distância, com visão noturna; acionamento automático de sirenes e mensagens de áudio. “É extremamente importante todo o trabalho de inteligência para tornar o tráfego mais seguro, proteger pedestres, ciclistas e gerar melhores condições de mobilidade nas cidades. Os Totens, além de permitirem a interação com o cidadão que pode acionar a GCM por meio do botão de emergência, também auxiliam na pronta resposta para ocorrências viárias”, reforça o titular da Settrans.