Cotia celebra o Dia de Combate à Tuberculose com ações nas unidades de saúde

Foram realizadas ações preventivas e de orientação à população em unidades de saúde, além de exames para detecção da doença

330

Pela passagem do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, a Prefeitura de Cotia realizou diversas ações preventivas e de orientação à população em unidades de saúde, além de exames para detecção da doença. A ação fez parte da primeira fase do ano da Campanha de Tuberculose, que aconteceu entre os dias 11 e 25 de março.

Neste período, a Secretaria de Saúde realizou a coleta de 116 amostras de baciloscopia, já foram diagnosticados dois casos da doença e algumas amostras ainda aguardam resultado. “Os casos positivos já foram encaminhados e os pacientes já deram início ao tratamento”, disse Silvana Silva, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cotia.

Ainda de acordo com ela, tanto o exame quanto o tratamento são ofertados gratuitamente pelo SUS.

Além da coleta de bacioloscopia, também foi feito um trabalho de orientação com palestras em todas as Unidades Básicas de Saúde, os Pronto Atendimentos e a Unidade de Pronto Atendimento. Nas oportunidades, foi explicado o que é tuberculose, causas, formas de contágio, como prevenir e tratamento. Os presentes também receberam material impresso com informações.

Esse mês, Cotia recebeu o prêmio pela “Busca de Casos de Tuberculose”, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo, por conta das ações realizadas no final de 2018.