Fé religiosa para melhorar a vida é mais importante que educação, diz brasileiro em pesquisa

Pesquisa foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela ONG Oxfram. A organização encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros

421
Imagem ilustrativa

Uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (8), pela ONG Oxfam Brasil, apontou que 28% dos brasileiros acreditam que ter fé religiosa é o aspecto mais importante para melhorar a vida.  Essa opção superou os que acreditam ser o estudo (21%) e o trabalho (11%). A organização encomendou a pesquisa ao Instituto Datafolha, que entrevistou pessoalmente 2.086 pessoas em 130 cidades de todos os estados brasileiros.

Para os entrevistados, ter acesso à saúde é a terceira opção na lista de prioridades para ter uma vida melhor: 19% responderam essa opção. Ter cultura e lazer é o menos prioritário (2%), seguido por apoio financeiro da família (5%) e ter acesso à aposentadoria (6%).

O período da aplicação das entrevistas foi de 12 a 18 de fevereiro de 2019. A margem de erro para a amostragem geral é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Por ser uma pesquisa amostral realizada em locais de grande circulação de pessoas, o Instituto Datafolha definiu uma amostra que busca refletir o próprio perfil da sociedade brasileira de acordo com o último Censo, segundo a Oxfram.

Por José Rossi Neto