“Essa experiência como mãe e minha nova rotina me transformaram mesmo”

Para ampliar o debate sobre Carreira e Maternidade, convidamos duas empreendedoras de Cotia para compartilhar suas experiências empregando e impactando mulheres. Confira a entrevista com Ana Luiza, profissional de educação física, fundadora da Women With Wings, assessoria de corrida e treinamento funcional para mulheres.

690

Ana, o que te motivou a criar um projeto, hoje empresa, focado no público feminino?
Eu percebia que os meninos tinham seus momentos de lazer bem determinados, como o famoso “futebol” que era sagrado entre eles. E nós mulheres, muitas vezes nos encontrávamos os acompanhando ou em outros cenários, como shoppings. Sempre amei esportes, e pensei que seria uma boa oferecer essa alternativa para amigas e colegas.
 
Hoje a WWW é uma das maiores empresas de impacto da cidade, e é 100% feminina. Quais são os segredos que sustentam seu propósito e alimentam a harmonia das relações no seu negócio?
Eu acredito que não tem segredo, é paixão. Percebo que tanto eu, quanto as outras professoras que trabalham na assessoria, trabalhamos com amor. Nós conseguimos olhar para nossas alunas e enxergar além das suas queixas e preocupações iniciais. Acredito que esse sentimento nos faz exercer a profissão com um cuidado além, e o amor foi se propagando na equipe. A WWW é muito mais que atividade física, é um lugar onde a mulher é respeitada, cuidada, valorizada. Hoje temos uma equipe masculina, liderada por um professor, e estou abrindo um novo negócio, o Studio PerFit, onde sou sócia com mais três homens. Competência é mandatório, né? E equilíbrio é necessário.
Como você enxerga que a chegada da Manu contribuiu para a Ana educadora física e empresária?
A Manu não foi desejada ou planejada, era um momento que eu estava muito envolvida com o trabalho e no crescimento da WWW. Quando eu soube que eu estava grávida, eu sofri bastante por achar que iria interromper esse meu ciclo. E eu lembro muito de uma frase da minha mãe “Lu, vai ser ao contrário. Você vai ver que esse amor vai fazer você ter mais vontade de trabalhar e prosperar”. E foi bem isso que aconteceu! Essa experiência como mãe e minha nova rotina me transformaram mesmo. Hoje, me vejo muito mais empática com minhas alunas, com minhas parceiras de trabalho, pois sei o quanto é desafiador equilibrar nossos diferentes papéis enquanto mulher. A grande diferença na minha carreira, acredito que é o valor que dou no tempo. É difícil dar conta de tudo, então as minhas entregas estão mais cheias de mim, me coloco muito presente e 100% dedicada as tarefas. É também uma boa receita para aproveitar melhor o tempo que fico com a Manu.
 
Muitas mulheres não se permitem ter tempo para o autocuidado após a maternidade. Quais benefícios os momentos de lazer e atividade física proporcionam para a carreira da mulher?
Eu sinto que ainda somos muito cobradas para assumir com excelência o papel de esposa, dona de casa, mãe presente. Permitir se olhar e se cuidar, é se empoderar. Eu vibro quando uma mulher se coloca como prioridade, pois é esse cuidado, que a fortalece para exercer sua rotina e assumir desafios profissionais.  Os benefícios da atividade física, além dos fisiológicos que são bem explorados diariamente em outras matérias, são os ganhos em autoestima, disposição, energia e amor próprio. Ninguém segura uma mulher com a saúde física e mental em dia, né?