Garoto de 10 anos faz palestras sobre cultura indígena em escolas de Cotia e encanta os alunos

Em suas apresentações, Victor Hugo mostra objetos utilizados pelos indígenas e suas funções. Descendente do povo Kariri, o menino estuda na rede municipal e se orgulha de levar aos seus colegas a história e cultura do seu povo

3208
Foto: José Rossi Neto

Um menino de apenas 10 anos que dá uma verdadeira aula sobre a cultura indígena nas escolas. Estamos falando de Victor Hugo, aluno da Escola Municipal Joaquim Pereira da Silva, em Cotia.

Com objetos e materiais que ganhou de sua tia, Victor, que é descendente do povo Kariri, do Nordeste brasileiro, leva em sua apresentação toda a expansão cultural de sua origem e se orgulha por isso.

“Eu não me conformava com meus colegas que não sabiam sobre cultura indígena. Então eu resolvi fazer essas apresentações para informar meus colegas, pois é a coisa que eu mais gosto de fazer”, diz.

A Circuito foi até a residência de Victor, que mora no Jardim Leonor, região central de Cotia. A reportagem foi recepcionada por sua mãe, Silvany Santy, que disse se sentir orgulhosa por acompanhar seu filho neste trabalho.

Victor já deu palestras nas escolas Odair Pacheco, Sidrônia Nunes Pires, Joaquim Pereira da Silva, Geraldo Gonçalves e no colégio particular Olimpo, todos no município de Cotia.

Mas quem pensa que o menino só pesquisa na internet sobre a cultura de seu povo, está enganado. Victor vai até as aldeias, participa de rodas de conversa, interage e busca na fonte todas as informações que usa em suas apresentações.

Vejam abaixo o vídeo-reportagem que a Circuito fez com Victor Hugo.

Por José Rossi Neto