CREAS de Caucaia ganha horta comunitária que será cultivada por menores assistidos

Atualmente, dezenove adolescentes fazem acompanhamento no local e serão responsáveis pelo cultivo da horta

212

Quando chegou ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Caucaia do Alto, em fevereiro deste ano, a técnica Aldenir Diniz logo viu no espaço livre ao fundo a possibilidade de implantar um novo projeto para ser trabalhado junto com os menores assistidos no local e que estão em cumprimento de medida socioeducativa: uma horta comunitária.

Entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, que autorizou o projeto, e a ideia começou a ganhar forma esta semana, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária que abraçou a ideia e fez dois canteiros com diversas hortaliças.

Como pedagoga, Aldenir, sempre acreditou em projetos educacionais, de vivência e de coletividade. A horta era uma boa oportunidade de envolver os adolescentes em um projeto comum, além de servir como fonte de alimento. “Estamos muito otimistas de que desta horta, que começa agora, eles [adolescentes] poderão levar alimentos para suas casas. Em visita a cada uma delas [casas], pude perceber uma grande carência na maioria”, disse Aldenir.

Atualmente, dezenove adolescentes fazem acompanhamento no local e serão responsáveis pelo cultivo da horta. “A Secretaria de Meio Ambiente está nos entregando a horta pronta, mas são os adolescentes que vão cuidar. Eles adoraram a ideia, o cultivo já é algo que faz parte da realidade de alguns deles, já temos até uma escala de revezamento nos cuidados da horta”, completou Aldenir.

Foram plantadas mudas de abobrinha, coentro, pimentão, salsinha, couve, alface, almeirão, tomate cereja, manjericão, erva cidreira, alecrim, melissa e citronela.