Três obras de arte da artista plástica de Cotia, Rosi Araujo, estarão em uma exposição em Osaka, no Japão, a partir desta quarta-feira (29). São quadros que representam a ancestralidade da cultura indígena, a qual Rosi é descendente. A curadoria ficará por conta de Edson Cardoso, da AVA Galleria, cuja sede fica na Finlândia.

O convite surgiu após Rosi ter participado da Bela Bienal, este ano, no Rio de Janeiro. O evento reuniu artistas da Europa e da América Latina, colocando duas culturas diferentes em um mesmo espaço. Após o término da atividade, o convite para o Japão surgiu de imediato.

“É motivador ter minhas obras no Japão, país onde vários artistas do mundo já se inspiraram e buscaram conhecer essa cultura e filosofia. Enfim, é uma imensa felicidade, é um sonho poder mostrar para o mundo o que nós somos, o que nós temos e os nossos objetivos”, declara.

OS QUADROS

Serão três quadros expostos no evento: ‘Uma Janela para dentro da Terra’, ‘Traçando as Camadas da Terra’ e ‘Dança do Espírito da Terra’. Ambos foram feitos com argilas minerais, urucum, carvão, madeira reutilizada e barbante tingido também de urucum, todo o material extraído da cidade de Cotia onde fica seu ateliê.

A escolha dos materiais alternativos para a composição das pinturas é para ter um “engajamento sustentável”. Rosi explica que todos os elementos que usa para trabalhar são retirados do quintal de sua própria casa.

“Eu sempre procuro materiais que tenham esse propósito de levar uma mensagem ambiental positiva que não seja impossível. Eu não faço só reutilização de materiais, mas eu também pego in natura e transformo em pigmentos”, detalha.

E toda sua expressão artística está conectada com ancestralidade e cultura indígena. Direitos, demarcação, visibilidade, e espaço para a causa que ela tanto defende. “Os indígenas têm sua arte, filosofia, tradição, por isso que a nossa cultura deve ter espaço nas mais variadas instâncias”, defende.

Rosi tem uma trajetória artística bastante extensa. Já participou de diversas exposições nacionais e internacionais e, recentemente, venceu, em primeiro lugar, a Mostra M´BAI de Artes Plásticas, de Embu das Artes, com a obra ‘Pindorama, Demarcação Já!’

Contato : rosiaraujoarte@gmail.com

Inatagram: @rosiaraujoarte

Facebook.com/rosiaraujoarte

Por José Rossi Neto