Cotia adere a sistema que desburocratiza processo de abertura e fechamento de empresa

O sistema Via Rápida Empresa (VRE) simplifica os processos, desde a abertura da empresa até a emissão de licenças e registro da inscrição. Serviço estará disponível na internet a partir da quinta-feira da semana que vem

230

A Prefeitura de Cotia firmou um convênio com o governo de São Paulo para que o processo de abertura, renovação e fechamento de empresas no município seja feito por meio do sistema Via Rápida Empresa (VRE). A partir do dia 13, quinta-feira da semana que vem, os interessados poderão acessar a plataforma on-line disponível pela internet.

O sistema desburocratiza e simplifica os processos, desde a abertura da empresa até a emissão de licenças e registro da inscrição. Todo o sistema do Via Rápida Empresa é conduzido pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e, no site (www.jucesp.sp.gov.br/VRE/Home.aspx) o interessado pode dar início ao seu pedido de abertura, renovação ou fechamento de empresa, basta acessar o link “Módulo de Licenciamento”.

“O Via Rápida Empresa é uma ferramenta integrada com os órgãos que fazem parte do processo de registro de uma empresa e, a partir de agora, todo este processo de licenciamentos tramita on-line, o cidadão interessado pode acompanhar pela internet. Eliminamos diversas idas e vindas dos interessados aos órgãos de licenciamento, agilizamos e damos mais segurança ao processo”, disse o Paulo Godoy, secretário da Fazenda de Cotia.

O Via Rápida Empresa integra os órgãos: Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) e Prefeitura. Com a integração destes órgãos, o processo só chega para a Prefeitura registrar a inscrição da empresa, após o deferimento nos órgãos de licenciamento.

O secretário destacou, no entanto, que o sistema VRE não está liberado para o Microempreendedor Individual (MEI).