Alunos do projeto Eduka Fut, de Cotia, participam de importante campeonato de futsal

Categoria sub-10 está participando dos jogos do Troféu Piratininga, competição organizada pela Federação Paulista de Futsal (FPFS). Projeto voluntário é desenvolvido em três bairros de Cotia

522
Foto: Divulgação

O Eduka Fut, projeto social de futsal voluntário desenvolvido em Cotia, levou a garotada da categoria sub-10 para participar dos jogos do Troféu Piratininga, competição organizada pela Federação Paulista de Futsal (FPFS) [confira a galeria de fotos no final da matéria].

O primeiro jogo aconteceu no sábado, dia 1º. O resultado da estreia dos meninos não foi dos melhores.  A Liga Sorocabana venceu a equipe de Cotia por 5X0. O jogo aconteceu na cidade de Votorantim, interior paulista. A próxima partida será neste sábado (15), em Vargem Grande Paulista.

Mesmo diante da derrota da estreia, só o fato de estar em um campeonato deste nível, já é motivo de comemoração para os pais dos garotos.

“É um momento único para eles, nunca imaginava vivenciar isso. Pouco tempo de treinamento e já participar de um campeonato dessa proporção, para nossos filhos está sendo fenomenal”, disse André Zucão, morador do Jd. do Engenho e pai do menino Luiz Otávio.

“É mais que um projeto, é uma família. É um carinho recíproco entre treinadoras e alunos. Em uma cidade que não há muitas alternativas no esporte, essa oportunidade que o projeto dá para eles é muito gratificante, muito bonito de ver”, disse Vânia Rodrigues, mãe dos alunos Henrique e Diego, do Jd. Barro Branco.

Uma das fundadoras do Eduka Fut, Kátia Lires, a Katita, também compartilha do mesmo sentimento de Zucão e Vânia. “Só de a gente estar impactando esse brilho no olhar das crianças e essa esperança dos pais no futuro de seus filhos, não somente como atletas, mas como pessoas, já é um resultado muito posiitvo ”, relatou.

A equipe de Katita também participa do campeonato. No sábado (8), representando a categoria adulta, as meninas venceram por 4 a 1 o time de Valinhos.

O Eduka Fut foi fundado em 2017 por Katinha) e Deisid de Jesus, ex-atletas cotianas que hoje dedicam suas vidas para ajudar crianças e jovens. A iniciativa atende cerca de 130 alunos, de 6 a 14 anos, no Jardim Branco Branco e no Jardim do Engenho, em Cotia.

Nos dois núcleos, são oferecidas aulas de futsal para meninos e meninas com o objetivo de incluí-los socialmente através do esporte. O projeto ainda conta com a ajuda das voluntárias Ciça e Thammy.

Por José Rossi Neto