Domingo é dia de feira orgânica no Sesc Avenida Paulista

Evento, que ainda receberá um sarau de poesias, reúne agricultoras e agricultores que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos sem a utilização de produtos químicos

844

Neste domingo (23), pequenos produtores de diversas regiões da cidade participam da Feira de Produtos Orgânicos do Sesc Avenida Paulista. O evento reúne agricultoras e agricultores que cultivam frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos sem a utilização de produtos químicos sintéticos (tais como fertilizantes e pesticidas), ou modificados geneticamente.

A agricultura biológica tem pautado as discussões sobre alimentação saudável e a produção agrícola sustentável, com respeito ao meio ambiente e baseado na agricultura familiar. A feira acontece na Praça da Unidade, das 10h30 às 16h30, e não é necessário retirar ingresso.

AGRICULTURA ORGÂNICA

A agricultura orgânica ou biológica é baseada na produção de alimentos sem alteração genética e sem a utilização de agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos de síntese e outros produtos artificiais. A prática da cultura agroecológica respeita o meio ambiente e tem impacto positivo no ecossistema agrícola, o que reflete diretamente na qualidade do solo com aumento da fertilidade, diminuição de erosão, prevenção da compactação e melhora do conteúdo de matéria orgânica.

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

As feiras são lugares de encontro que propiciam conexões das pessoas com o alimento e com o espaço rural e urbano. Uma feira de alimentos orgânicos e de base agroecológica, composta somente por pequenos agricultores e agricultoras, ocupa o térreo e abre espaço para cores, sabores e cheiros de frutas, legumes, grãos, verduras e outros alimentos provenientes de diversas regiões da cidade.

SARAU DO PEIXE

É comum a estetização do sotaque nordestino por meio das mídias de massa. Partindo disso, o Coletivo Estopô Balaio, formado em sua maioria por migrantes do Rio Grande do Norte, se debruça sobre a oralidade nordestina a fim de discutir alteridade, identidade cultural e urbanização das cidades pela perspectiva da migração, tendo na palavra, no poema, um lugar de escuta sobre o país e suas múltiplas culturas. A ideia é dar foco para a literatura nordestina feita no nordeste, onde quer que o nordeste seja e esteja. O Estopô Balaio é um coletivo de artistas formado há oito anos na cidade de São Paulo, que conta em sua maioria com a participação de artistas migrantes.

SERVIÇO

FEIRA DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Quando: dia 23 de junho de 2019

Horário: das 10h30 às 16h30 (domingo)*

Onde: Praça (térreo)

Quanto: Grátis – não é necessário retirar ingresso

Classificação: Livre

*a apresentação do “Sarau do Peixe” começa às 16h