Cotia participa do ‘Dia D’ de vacinação contra a febre amarela

Vacinação acontece neste sábado (29). As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde de Caucaia do Alto e do Atalaia, das 8h às 17h

192
Foto: Vagner Santos

Está marcado para este sábado (29) o “Dia D” de vacinação contra a Febre Amarela (FA). Cotia participa da campanha realizada pelo Governo do Estado e intensificou a vacinação contra a doença no início deste mês.

No “Dia D”, as Unidades Básicas de Saúde Caucaia do Alto e Atalaia abrirão das 8h às 17h, para vacinação exclusiva contra a Febre Amarela. Além disso, será montado um posto volante de vacinação no Sacolão Municipal, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, das 9h às 16h.

A realização da força-tarefa no sábado faz parte da intensificação de vacinação contra a doença. Em Cotia, dados da Vigilância Epidemiológica mostram que 89,80% da população do município já se imunizou contra a FA a meta é chegar a pelo menos 95% de cobertura. “Todas as pessoas que nunca tomaram a vacina contra a Febre Amarela deve procurar um dos postos de vacinação. O Dia D é uma oportunidade para quem não consegue ir à Unidade durante a semana”, disse Magno Sauter, secretário de Saúde.

O secretário disse ainda que a vacina contra a FA está disponível em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, de segundo a sexta-feira, em dias pré-definidos [consulte no Portal da Prefeitura].

Quem deve se vacinar? Todos que ainda não tomaram a vacina, crianças, a partir de nove meses de idade, lactantes que amamentam bebês acima de 6 meses, quem tomou a vacina fracionada e vai viajar para País que exige a dose padrão.

Quem não pode tomar a vacina? Pacientes em uso de terapêutica imunodepressora (quimioterapia, radioterapia, corticoide em doses elevadas por mais de duas semanas. Em caso de dúvidas, procurar a UBS de referência com as receitas de medicação de uso.

Serviço

Dia D contra a Febre Amarela

Dia 29 de junho (sábado)

Unidades Básicas de Saúde Caucaia do Alto e Atalaia – 8h às 17h

Posto volante no Sacolão Municipal – 9h às 16h (não serão vacinados menores de 5 anos no posto volante)

Quem tiver, deve levar caderneta de vacinação