Projeto Expresso Cegonha é lançado em Embu para humanizar mais os cuidados às gestantes

372

O projeto Expresso Cegonha, lançado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Embu das Artes no final do mês passado, visa humanizar o atendimento, trazendo mais conforto e acolhimento para as gestantes do município. Outro objetivo é ampliar a quantidade de partos realizados na Maternidade Alice Campos Mendes Machado.
Atualmente, são realizados em média 90 partos/mês na Maternidade Municipal, porém possui estrutura para dar assistência para mais partos. Levando em consideração que apenas 10% dos embuenses nascem lá, o projeto tem como um dos objetivos, o incentivo ao parto, por meio de uma visita monitorada das gestantes à maternidade no período do pré-natal.
A equipe do Expresso Cegonha será responsável por esse transporte para conhecer as dependências da unidade e esclarecendo todas as dúvidas.
Os destaques do projeto são o acompanhamento médico com uma equipe treinada e capacitada no Hospital Geral de Pirajussara, onde, dentre outros procedimentos, será detectado se a gestação é de alto risco para, dessa forma, dar todo suporte necessário.
Também será oferecido um ensaio fotográfico, em uma parceria com a Secretaria de Gestão Tecnológica e Comunicação. Outra parceria do Projeto Expresso Cegonha é a entrega do kit bebê pelo Fundo Social de Solidariedade.
A UBS Pinheirinho, que atualmente acompanha 190 gestantes, foi escolhida para o projeto piloto. Entre janeiro e março de 2019 ocorreram foram 51 partos originários dessa unidade. A Maternidade Municipal Alice Campos Mendes Machado fica localizada no Centro de Embu das Artes e já é referência no trabalho humanizado do parto em toda região. As dependências passaram por reforma e adequações para que a gestante tenha um acompanhante durante esse importante período.
Serviço:
Maternidade Alice Campos Mendes Machado
Endereço: Av. Elias Yazbek, 1415 – Vila Cercado Grande, Embu das Artes