Osasco recebe campanha de vacinação contra o sarampo a partir desta quinta-feira

O público-alvo será jovens de 15 a 29 anos, considerado vulnerável a infecções por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina. Campanha abrangerá as cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, locais onde há circulação do vírus

154
Foto: Agência Brasil

O município de Osasco vai receber a campanha de vacinação contra o sarampo a partir desta quinta-feira (11). O público-alvo será jovens de 15 a 29 anos, considerado vulnerável a infecções por causa da baixa procura pela segunda dose da vacina.

Além de Osasco, a campanha, do governo de São Paulo, será aplicada em mais quatro municípios: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul, locais onde há circulação do vírus. A expectativa do governo é imunizar mais de 900 mil jovens e adultos nesses locais. No dia 20 de julho será realizado um Dia D de Imunização.

Até o momento foram confirmados 206 casos de sarampo no estado. Mais da metade dos casos (66% do total) se concentra na capital, com 137 registros. Na faixa etária entre 15 e 29 anos, foram registrados 98 casos.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Há contraindicação para gestantes e imunodeprimidos, como pessoas submetidas a tratamento de leucemia e pacientes oncológicos.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, provocada por vírus, grave e transmitida pela fala, tosse e espirro. A doença é extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. O sarampo caracteriza-se principalmente por febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.