“O jovem precisa de oportunidade e experiência para se desenvolver”

Conversamos com a Ana Cristina Celentano, administradora de empresas e especialista em Gestão Educacional pela PUC e colaboradora do SENAC São Paulo há 21 anos. Hoje Ana Cristina é gerente da unidade Taboão da Serra, que atende sete municípios da região, incluindo Cotia.

680

Ana, nos conte um pouco sobre o SENAC Taboão da Serra.

O Senac Taboão da Serra  conta com seis pavimentos, com equipamentos e ambientes de aprendizagens reais nas modalidades de ensino técnico profissional, cursos de aperfeiçoamento, eventos e projetos corporativos, para as mais diversas  áreas de conhecimento : gastronomia, moda, beleza, turismo, administração, logística, RH, tecnologias da informação, enfermagem, segurança do trabalho, fotografia, design de interiores, jardinagem, e muitas outras.

Com uma proposta pedagógica inovadora e com cerca de 80% da oferta voltada para vagas gratuitas na sua programação, o Senac Taboão da Serra reafirma sua missão de transformação de vidas de jovens e adultos por meio da educação profissional.

Em 2018, realizou mais de 16 mil atendimentos na unidade, nos municípios e nas empresas parceiras de projetos corporativos, evidenciando sua excelência e referência na formação educacional e profissional.

 

Como avalia a qualificação profissional e empregabilidade dos jovens na nossa região?

Nos últimos anos, nossa região passou por uma  expansão econômico-social, gerando muitas oportunidades de negócios e ampliando sua capacidade de empregabilidade. Percebemos, por exemplo, um aumento significativo no atendimento de cursos do Programa Aprendizagem, em parceria com as empresas, um cenário que pode ser interpretado como um aumento de oportunidades de trabalho para aqueles que buscam a qualificação ou até o desejo de empreender seu próprio negócio.

Há muito trabalho a ser feito junto aos jovens, seja na orientação preparatória para ingresso no mercado, seja na carreira daqueles que já estão atuando.

O jovem precisa de oportunidade e experiência para se desenvolver, por isso o que ajuda muito nesta empregabilidade é busca permanente por uma educação que lhe permita atuar por competências, por projetos e experiências reais , preparando-o para o trabalho na prática. Nossa região é bastante diversificada e com necessidades e perfis de profissionais diferentes. Por exemplo, Juquitiba e Embu da Artes têm uma carência por profissionais com formações em turismo e gastronomia. Já em Taboão e Cotia, há uma concentração da procura por profissionais das áreas administrativas, de varejo, logística,  tecnologia,  entre outras.

 

Como o trabalho do SENAC impacta e gera transformações na sociedade?

Por meio da formação e educação profissional, o Senac propõe mobilizar profissionais para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da sociedade.

A ação educacional proposta pelo Senac estimula a criatividade, a investigação no ambiente educacional e profissional, busca não somente a formação da competência técnica, mas promove também o desenvolvimento das habilidade sociais, emocionais e ética, que hoje são competências essenciais para atuação de um bom profissional.

Durante o percurso de formação profissional, nossos alunos são estimulados a aprender com autonomia, a trabalhar de forma colaborativa e empreendedora, estudando tendências de mercado e criando projetos reais que possam promover experimentações e criar novas soluções nos serviços e produtos.

Acreditamos na transformação pelo aprendizado. Nosso egresso, é uma pessoa preparada para ser um cidadão e profissional com olhar transformador, atento às oportunidades e ao mesmo tempo consciente de seu papel sustentável tão relevante na sociedade contemporânea.

 

Ouvimos constantemente que o “Futuro do Trabalho” já chegou. Como o SENAC está se adaptando às novas exigências e demandas do mercado de trabalho?

No Senac o aluno é apresentado a situações reais do “fazer profissional” desde o primeiro dia de aula. Nossa proposta pedagógica favorece o amadurecimento do aluno nos ambientes educacionais e profissionais,  tornando-o protagonista do seu aprendizado, fazendo com que o conteúdo das aulas tenha significado transformador em sua carreira, fortalecendo princípios de cidadania, autonomia, capacidade crítica, criatividade e iniciativa. Nesse processo, nossos docentes atuam como mediadores, conduzindo o estudante num processo de autoconhecimento e auto avaliação, considerando valores e intenções dos próprios projetos pessoais, profissionais ou sociais desse aluno, que o prepara para as mais diversas situações do mundo do trabalho, inclusive a necessidade constante de aprimoramento, flexibilidade e equilíbrio, características do profissional do futuro que o mercado espera.

 

O SENAC é apoiador do Conexão&Emprego e viabilizou nosso projeto. De que forma a senhora enxerga que os nossos propósitos se cruzam ou se complementam?

Somos apoiadores deste projeto pois enxergamos nele um alinhamento com o posicionamento institucional do Senac. Há 70 anos, somos uma instituição que atua capacitando as pessoas e preparando-as para o mercado e o sucesso em suas carreiras, com foco de transformar vidas por meio da educação profissional, beneficiando o desenvolvimento social-econômico da região.

E o projeto Conexão& Emprego é uma iniciativa que permite um espaço de troca e aproximação de profissionais e empresas, colaborando com a empregabilidade e gerando oportunidades de negócios e de carreira.

 

Com toda sua experiência à frente de uma instituição renomada e de enorme relevância e impacto, nos diga: Hoje um profissional atraente para o mercado de trabalho é aquele que…

No Senac trabalhamos algumas características que consideramos fundamentais para o profissional. Essas chamadas marcas formativas são evidenciadas no processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de competências e são determinantes no sucesso em qualquer carreira. Assim, acreditamos que o domínio Técnico-científico; Atitude Empreendedora; Visão Crítica; Atitude Sustentável; e Atitude Colaborativa, consolidam o perfil mais desejado pelo mercado atualmente.