Gustavo Borges na região
Você sabia que, na Academia Acqualife, você encontrará a Metodologia Gustavo Borges de Natação? Alguns dos diferenciais do método criado pelo medalhista olímpico são divisão de níveis por cores; programa semanal de aulas, específico para cada nível; avaliações periódicas e acompanhamento de objetivos e resultados. Além disso, a piscina da Acqualife é equipada com sistema automático de tratamento a partir do ozônio, que elimina a irritação e o cheiro provenientes do cloro. Então, que tal fazer natação?
 
Diversão no combate a obesidade
É sabido que crianças que praticam atividade física constantemente tornam-se adultos mais ativos e saudáveis. Manter esses hábitos é um importante fator de prevenção de doenças, entre elas a obesidade, considerada hoje um problema de saúde pública. Na Granja Viana, será inaugurada, em breve, a Ioiô Fit, uma academia voltada para crianças e adolescentes, visando o combate ao sedentarismo e a obesidade infantil com muita diversão e criatividade. Afinal, as atividades devem ser prazerosas e adequadas ao estado de crescimento e desenvolvimento dos pequenos.
 
Forcinha nos treinos
Se quer potencializar seu desempenho em atividades físicas, os produtos da linha Elixir, vendidos na Mundo Verde São Camilo, são perfeitos. São seis produtos, cada um com seu benefício. O BodyBalance é composto por peptídeos bioativos de colágeno e o Ripped Cafeine + MCT, por cafeína, que auxilia na perda de gordura. Já o Capuccino Proteico tem colágeno, é rico em proteína e pode ser consumido a qualquer hora do dia. Prefere achocolatado? Tem o Achocolato Proteico, rico em proteína e colágeno. Mas se, apesar da vida fitness, não consegue deixar de comer um docinho, a linha tem o Brigadeiro Proteico de Colher low carb e o Bolo de Caneca Proteico. Este último sem adição de açúcar e sem glúten.
 
Pilates como fisioterapia
Praticar exercícios pode ir muito além de conseguir um corpo mais bonito e magro. Algumas atividades, em especial o pilates, conseguem alinhar ganho de força, equilíbrio, alongamento e ainda melhora a respiração e concentração. Por trabalhar o corpo de forma completa, o método hoje é o mais indicado pelos médicos. É também um excelente aliado da fisioterapia por ter resultados de reabilitação e prevenção importantes. Por meio da orientação de um instrutor – e no caso do Spina Saúde (www.spinasaude.com.br), é sempre por fisioterapeutas –, o aluno/paciente tem a possibilidade de além de definir o corpo, conseguir tratar qualquer tipo de lesão já existente.
 
Descanso do corpo
Junto a atividades físicas e boa alimentação, o sono é a chave para emagrecer. Quando dormimos, nosso corpo libera os hormônios do metabolismo. Se eles não estiverem disponíveis durante o dia, ficamos menos ativos e, consequentemente, queimamos menos calorias.
O corpo se renova durante o sono: com a sintetização dos hormônios do crescimento, as células mortas se vão. Além disso, ele produz a melatonina. Com efeito antirradical livre, ela ajuda a prevenir o envelhecimento.
No descanso, o cérebro também elimina substâncias negativas, fortalece as conexões que formam as memórias e se “reorganiza” para armazenar e permitir novos aprendizados. Durante o dia, com o metabolismo saudável, isso nos torna mais criativos e concentrados.
Se antes havia qualquer dúvida sobre a importância de dormir bem, agora você já coleciona bons argumentos!
 
Cuidados com a coluna vertebral
Um dos fatores principais para manter uma coluna saudável é fazer atividade física. É sabido que o exercício feito de forma adequada é extremamente benéfico para a saúde do corpo todo, inclusive para a coluna vertebral. Manter a musculatura do centro do corpo fortalecida é condição sine qua non de uma coluna saudável. “Outro fator importante é a postura. A forma que ficamos na frente do computador, que carregamos coisas, que olhamos o celular, que sentamos, tudo isso influencia diretamente a saúde da coluna vertebral. Inclusive o colchão e o travesseiro exercem enorme influência na saúde da nossa coluna”, pontua o quiroraxista Roberto Bleir Filho.
 
O que pode prejudicar a saúde da sua coluna?
Muitos fatores podem contribuir negativamente a saúde da nossa coluna vertebral.
Sedentarismo – talvez o fator mais importante seja a falta de atividade física. Sem atividade física ocorrem duas coisas terríveis para a coluna vertebral: ganho de peso e enfraquecimento da musculatura que ajuda dar o suporte para a coluna. Sem contar os vários outros problemas que a falta de atividade física pode causar.
Sobrepeso – O peso extra não faz bem para a estrutura do corpo, sistema responsável pelas articulações, músculos, nervos e ossos. Cada quilo a mais gera uma sobrecarga tremenda nas articulações da coluna.
Má postura – um dos grandes vilões da sociedade moderna, a postura exerce uma influência tremenda na saúde da coluna e de todo o nosso corpo. À medida que não mantemos as curvaturas da coluna alinhadas, com o tempo vamos perdendo mobilidade e alinhamento, e, aos poucos, nossa postura vai se consolidando de uma forma ruim. Com o tempo, sofremos um processo patológico que se chama processo degenerativo da coluna vertebral. Isso pode causar desgastes, inflamações e, por fim, dor.
 
Definindo o corpo
O ganho de massa muscular é um dos objetivos mais recorrentes entre os esportistas ou pessoas que começam a praticar algum tipo de atividade e há algumas maneiras para isso. “Na hipertrofia, o objetivo está voltado para a finalidade física, pessoas que querem conquistar corpos mais definidos, com aspecto malhado ou desejam estimular o crescimento dos músculos. A metabologia esportiva também servirá muito para atletas que buscam um melhor desempenho esportivo, mas encontram alguma dificuldade ou querem fazer esse processo de maneira mais saudável e, acima de tudo, mais eficiente”, explica Waine Maciel, gerente de marketing da clínica Gran Prime.
 
Terapias complementares
Além do físico, toda pessoa possui um corpo emocional, um corpo mental e um corpo espiritual. A ciência como conhecemos hoje foca mais no corpo físico, e algumas vertentes, como a psicologia, tratam também do corpo emocional e mental. Porém, além da ciência, existem práticas que visam tratar outros corpos. Ana Mariano Terapias Complementares e Integrativas traz para a região diversos tratamentos que ajudam a atingir os equilíbrios físico, emocional e energético. Entre eles, o sistema egípcio de cura natural seichim, que dá acesso às energias cósmicas radiantes, redescoberto por Patrick Zeigler. A alta frequência vibratória dessa energia de luz e som atua nos blocos de energia densa que impedem a circulação da energia vital e causam a perda da saúde, da alegria de viver, da capacidade de amar, da vitalidade e da gratificação nos relacionamentos. Aplicado com o reiki, unifica as polaridades, equilibra os corpos físico e sutis, abre e expande o chacra cardíaco.
 
Sem restrição na dieta
O milagre da dieta não existe. E não tem segredo: para conseguir o corpo desejado de forma saudável e sustentável, é preciso seguir uma rotina equilibrada. De acordo com a nutricionista Marina Felice, da Comer Bem Faz Bem, um dos maiores vilões do emagrecimento é a alimentação restritiva. Afinal, nosso metabolismo não foi feito para restrições tão drásticas. Mas quem, quando percebe que o verão está se aproximando e as gordurinhas aparecendo, não recorre a dietas malucas, restritivas de nutrientes e sabores? “Emagrecer dessa maneira não é saudável! Aprender a comer com equilíbrio e sem restrições resulta em corpo e mente mais equilibrados, que serão mantidos ao longo das estações, não só no verão”, ensina a nutricionista. Quem quer perder bastante peso, eliminar poucas gordurinhas ou melhorar a qualidade da alimentação deve considerar a variação de sabores e nutrientes no prato. No lugar de cortar grupos alimentares, é sugerido fazer escolhas mais inteligentes, proporcionando equilíbrio na nutrição, saciedade e prazer para o paladar no dia a dia.
 
Sem pelos
A depilação com cera é certamente um dos métodos mais eficazes para acabar com os pelos e ter uma pele lisinha. Sem contraindicações, pode ser utilizada em todo o corpo e possui uma vantagem: a diminuição e o enfraquecimento dos pelos ao longo dos anos, se a depilação for feita com frequência. O Alfazema Depil foi pioneiro em trazer esta técnica para a região, no final da década de 1990, e conta com uma receita exclusiva, elaborada pela proprietária, que usa camomila na fórmula, ideal para peles sensíveis e com efeito calmante.
 
Estação do peeling químico
O inverno é a melhor época para fazer tratamentos de renovação celular, como o peeling químico. É um tratamento estético que renova a pele e pode melhorar rugas, cicatrizes, manchas e flacidez, melhorando a aparência e a qualidade da pele. Com a ausência do sol forte durante a estação fria do ano, fica mais fácil clarear essas manchas e reduzir pequenas imperfeições que, muitas vezes, são adquiridas no verão, pelo excesso de exposição à luz solar. Agende sua avaliação gratuita, no Studio 28: 4551-1402.
 
Prevenindo as ações do tempo
A pele é o órgão que mais sofre com o envelhecimento, perdendo elasticidade, capacidade de reter água e de manter a produção das fibras de colágeno e elastina. Aliado a exposição solar, estresse, fumo e álcool, vão surgir rugas e marcas de expressão. Qual o melhor procedimento: toxina botulínica ou preenchimento, para prevenir esse processo e suavizar as rugas já existentes? “Na verdade, as duas técnicas se complementam. A toxina botulínica é utilizada para evitar a movimentação muscular, paralisando os músculos e impedindo que se formem as rugas e o preenchimento vai corrigir sulcos, preencher rugas ou dar volume em regiões da face”, explica a doutora Karina Vianna, especialista em harmonização facial do Vianna Face. Ambas as técnicas são feitas em consultório e são rápidas, assim como o resultado e o retorno às atividades. A toxina botulínica age por até 6 meses e o preenchimento por até 18.
 
Ioga facial
O conhecimento milenar da ioga, responsável por tonificar, tornear a manter o equilíbrio do corpo também pode ser aplicado à face, trazendo resultados visíveis em menos tempo. Aquele momento só seu do ritual de beleza vai ficar ainda mais gostoso e mais eficiente, ajudando no combate às linhas finas de expressão e também colaborando para levantar, firmar e proporcionar uma expressão descansada, em sintonia com a mente em equilíbrio. A combinação de três cremes manipulados na Farmácia Harmonia com ativos de alta tecnologia Galena e automassagens com movimentos de ioga é o que faltava para o ritual de beleza ficar completo, proporcionando resultados surpreendentes e visíveis para sua face, a partir de 15 dias. Enquanto Eyeseril 10% ajuda a prevenir e combater o inchaço e as bolsas na área dos olhos, Argireline 2% contribui para remover linhas profundas e rugas na testa, suavizando os sinais de expressão.
 
Contra inchaço e celulite
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. Também é indicado para pré e pós-operatório de cirurgia plástica. “Entre os principais benefícios, estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, combate à celulite e até o relaxamento corporal”, explica a doutora Simone Alencar, fisioterapeuta que atua na área há 20 anos. Além disso, ajuda a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. “Mas para resultados mais efetivos é necessário adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos”, completa Simone.
 
Puro plasma em favor da beleza
A Myscellis oferece o que há de mais novo em tecnologia: Plexr Plus! Bleferoplastia sem corte. Tratamentos para excesso de pele, cicatrizes hipertróficas, estrias e muito mais. Muito seguro, pois trabalha apenas na camada mais superficial da pele, protegendo as camadas mais profundas.  O Plexr não é laser, ele faz a sublimação do tecido, transformando-o em gás. Essa é a transformação física do plasma. É uma das maiores inovações da estética avançada, pois oferece resultados rápidos, visíveis e seguros.
 
Xô, gordura!
Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, a criolipólise usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. A fisioterapeuta Mariana Moraes, da Atlant Estética, explica que, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura – chamadas de adipócitos – se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. “O tratamento faz tanto sucesso que podemos chamar de a nova lipoaspiração, com a diferença de que não é um procedimento cirúrgico”, completa.
 
Empoderada
Nada como um batom e um pouco de máscara de cílios para encarar o dia se sentindo poderosa! A maquiagem tem o poder de elevar a autoestima e possibilita que as mulheres ousem em traços, contornos, cores e formas para o rosto. “Com a automaquiagem, muitas mulheres descobrem seu corpo e sua verdadeira personalidade. Ficam com a autoestima mais elevada e confiantes para tomar decisões”, comenta Beatriz Rubio Mauro, proprietária do e-commerce Di Cosméticos. Ela trouxe para a região produtos profissionais, das melhores marcas do mercado, a preços incríveis.
 
Muito mais do que emagrecimento
Cada vez mais se ouve falar na importância do endocrinologista, mas ainda não são todos que sabem, realmente, o que faz esse profissional. Ele veio aos holofotes depois do boom da era fitness e da alimentação saudável, mas não só de emagrecimento vive o endocrinologista. Esse médico é o especialista em cuidar dos transtornos das glândulas endócrinas, que são os órgãos responsáveis por secretar hormônios no sangue. “Temos como objetivo diagnosticar e tratar os problemas de ordem hormonal, a fim de restabelecer o equilíbrio do organismo do paciente”, comenta o doutor Arnaldo T. Oda, endocrinologista e clínico geral (CRM 18691).