Prova teórica para carteira de habilitação já pode ser agendada pelo site do Detran

Novo serviço online representa ganho de tempo para o aluno de autoescola

171
O Governador de São Paulo, recebe a deputada venezueana Maria Corina Machado no Palácio dos Bandeirantes. Data: 04/042014. Local: São Paulo/SP. Foto: Alexandre Moreira/A2IMG

Os alunos de autoescolas que estão se preparando para obter sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem agendar a prova teórica pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP).  Antes, o agendamento tinha de ser feito em uma unidade do órgão, pela autoescola ou pelo próprio candidato.

O novo serviço está disponível em todas as cidades do Estado de São Paulo. Ao finalizar as aulas teóricas na autoescola, o candidato à CNH pode acessar o portal detran.sp.gov.br e escolher dia e horário para agendar sua avaliação teórica. Trata-se do 43º serviço online oferecido pelo Detran.SP.

“O agendamento online pelo portal do Detran de São Paulo representa mais autonomia e ganho de tempo ao cidadão, além de desafogar o movimento nas unidades de atendimento”, ressalta Jânio Loiola, diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran.SP.

O serviço é gratuito e estará disponível após a autoescola emitir o certificado de conclusão do curso teórico. É preciso pagar apenas a taxa da prova de R$ 36,48 no internet banking ou nos caixas eletrônicos das agências bancárias pelo número do CPF.

O portal do Detran.SP também permite fazer o cancelamento e o reagendamento da prova sem custo adicional. Em caso de reprovação, é preciso esperar 15 dias para fazer novo agendamento, após pagar nova taxa de exame teórico.