PL quer instituir mês e dia de prevenção ao suicídio no calendário oficial de Cotia

A proposta é fazer com que durante o mês de setembro a cidade receba palestras e atividades socioeducativas sobre o tema. Esses eventos ocorreriam na semana do dia 10, quando ficaria instituído o dia de prevenção ao suicídio. Projeto segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco

164

A Câmara Municipal de Cotia aprovou na sessão desta terça-feira (6) o Projeto de Lei 30/2019, que pretende instituir o mês e o dia de prevenção ao suicídio no calendário oficial de eventos e de programações do município. De autoria do vereador Edson Silva (PRB), a matéria teve 12 votos favoráveis e segue agora para sanção ou veto do prefeito Rogério Franco.

De acordo com o texto, a proposta é fazer com que durante o mês de setembro a cidade receba palestras e atividades socioeducativas sobre o tema. Esses eventos ocorreriam, segundo o PL, na semana do dia 10, quando ficaria instituído o dia de prevenção ao suicídio.

Para a realização dos eventos, o PL sugere os espaços municipais, desde que sejam previamente autorizados pela Prefeitura.

ÍNDICE DE SUICÍDIO

O índice de suicídio nas grandes cidades brasileiras aumentou 24% entre 2006 e 2015, segundo pesquisa da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo indica que o suicídio é até três vezes maior entre jovens do sexo masculino.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), nove em cada dez casos de suicídio poderiam ser prevenidos. Estima-se que dez a 20 milhões de pessoas tentarão se suicidar nos próximos anos. Com base nesses números, a OMS criou o Plano de Ação de Saúde Mental coma  meta de reduzir em 10% a taxa de suicídios até 2020.

No Brasil, o CVV – Centro de Valorização da Vida – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), email e chat 24 horas todos os dias.

Por José Rossi Neto