DER lança aplicativo que permite indicação do condutor e consultas às multas

A novidade atende aparelhos smartphones – com tecnologia Android, por meio do Google Play Store, e iOS, do Apple Store. Aplicativo foi lançado na segunda-feira (12)

204

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) lançou nesta segunda-feira (12) um aplicativo que permite a indicação do condutor da infração cometida e também a realizar consultas às multas. A novidade atende aparelhos smartphones – com tecnologia Android, por meio do Google Play Store, e iOS, do Apple Store.

Segundo o órgão, o motorista poderá consultar “quaisquer multas cometidas nas rodovias estaduais administradas pelo DER e concedidas pelo estado para veículos cadastrados no país”. A consulta poderá ser feita pelo Renavam do veículo, CPF ou CNPJ.

“Os condutores também poderão acompanhar o resultado da análise da defesa de autuações e os recursos administrativos enviados ao órgão e indicação de condutor infrator”, diz o departamento.

“Esse é um passo importante no caminho da modernização, proporcionando ao cidadão mais comodidade, redução de custos e rapidez, com menos burocracia”, explica o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Como fazer

Na loja de aplicativos do seu celular use a busca para localizar o aplicativo chamado DER ONLINE, clique na imagem e em “instalar”. O motorista deverá ler com bastante atenção as instruções do formulário que permite efetuar a indicação de condutor infrator.

Serviço

– Acesse o serviço “Indicação do Condutor” no app DER ONLINE;

– Leia atentamente as instruções e em seguida clique no item “Ciente das informações”;

– Digite a placa e número do Auto de Infração de Trânsito (AIT);

– Preencha com o número da CNH do Indicado, data de validade da CNH do indicado e o estado de emissão da CNH;

– Baixe e preencha o formulário com os dados do condutor indicado e assine (condutor indicado e proprietário do veículo);

– Tire foto da CNH do condutor indicado, documento de identificação para validar assinatura proprietário (RG ou CNH) e do formulário devidamente preenchido e assinado.

Os arquivos deverão estar no formato JPG.

É obrigatório anexar cópia legível do documento de habilitação (CNH) do condutor, documento de identificação (RG) ou outro documento que tenha assinatura idêntica à do formulário e uma procuração, quando for o caso. É importante assinar o formulário e coletar a assinatura do condutor infrator.

O pleiteante também precisa ter em mãos o auto de infração e documentos do veículo, para informar a placa. A indicação do autor da infração é de responsabilidade do proprietário do veículo e deverá obedecer ao prazo estipulado na notificação da autuação emitida e processada pelo Departamento.