SP recebe Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência em setembro

A programação do festival será apresentada nesta terça-feira (20) em coletiva no Itaú Cultural

507

O município de São Paulo recebe o Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência entre os dias 17 e 22 de setembro, em vários pontos da cidade. O evento é realizado pela Prefeitura de SP em parceria instituições da Paulista Cultural (Casa das Rosas, IMS, Itaú Cultural, Japan House, Masp, Sesc e SESI) entre outras.

A programação do festival será apresentada nesta terça-feira (20) em coletiva no Itaú Cultural. O objetivo é discutir também a importância de ampliar a divulgação de eventos com acessibilidade comunicacional e facilitar o acesso a essas informações para o público de pessoas com deficiência auditiva e visual, através do uso dos símbolos de acessibilidade comunicacional (Libras, audiodescrição e legenda).

“Queremos chamar a atenção da imprensa, falando sobre a falta que faz o uso dos símbolos comunicacionais. Sabemos que boa parte das instituições culturais da cidade já trazem programações acessíveis e isso tem que estar claro nos guias e roteiros culturais”, afirma Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

As instituições culturais que participarão do Festival apresentarão, durante a coletiva, cases de suas atividades inclusivas, mostrando a importância da acessibilidade comunicacional e arquitetônica em suas programações, além de trazer artistas com deficiência.

“A experiência que tivemos na última edição da Virada Cultural, deixou clara a importância da acessibilidade nos eventos, além de sua divulgação. Foram 23 palcos e 71 espetáculos acessíveis com tradução em Libras, e a grande participação de pessoas com deficiência”, declara Alê Youssef, Secretário Municipal de Cultura.