Duplicação da Estrada de Caucaia prevê nova ponte na chegada ao Distrito

Prefeitura diz que mais de 50% da obra já foi executada. Previsão de entrega é para meados de 2020. Via terá iluminação de LED, lombadas eletrônicas, passarelas e calçadas com acessibilidade

591

Iniciadas no final do ano passado, as obras de duplicação da Estrada Prefeito Ivo Mario Isaac Pires, mais conhecida como Estrada de Caucaia do Alto, estão com mais de 50% concluídas. É o que garante a Prefeitura de Cotia.

Considerada pelo prefeito Rogério Franco, a maior obra de infraestrutura urbana da cidade, além de duplicação, a estrada, que dá acesso ao distrito de Caucaia do Alto, será totalmente revitalizada. São aproximadamente 12 quilômetros de extensão. O investimento será de R$ 63 milhões, com parte da verba aportada pelo Governo do Estado.

“O trabalho contempla ainda obras de drenagem, implantação de galerias, reforço no pavimento, implantação de canteiro central, iluminação pública com lâmpadas LED e fiação subterrânea, implantação de guias e sarjetas, padronização de calçadas, implantação de dispositivos de retorno e passarela”, informou a Prefeitura.

Atualmente, obras de escavação de solo e colocação de guias e sarjetas estão na altura do km 6.900 e, o trabalho de escavação de tubulação de águas pluviais está na altura do km 6.300. A previsão é que seja concluída até meados de 2020.

“Estamos investindo em uma obra que vai aumentar a segurança dos motoristas e pedestres e que vai levar desenvolvimento para o distrito de Caucaia”, disse o prefeito.

Ao ser questionada sobre as críticas da oposição que afirmam que o que está ocorrendo na Estrada não é duplicação e sim “simples recapeamento” e por isso não justifica tal investimento, o Secretário de Obras Ronaldo Luiz, rebate:

Trata-se de uma obra que prevê, não só a duplicação das faixas de rodagem, mas a revitalização de toda a via e seu entorno. Dessa forma as etapas já realizadas muitas vezes não são tão perceptíveis com um simples olhar, pois consistem na preparação de subleito sub-base para receber a nova camada asfáltica que comportará o tráfego da via inclusive de veículos pesados, bem como nesta fase está sendo realizada toda a obra referente à drenagem com a captação das águas pluviais poços de visitas bocas de lobo que anteriormente não existiam, além da execução da travessia de tubulações para não haver estrangulamento das águas pluviais, tudo de acordo com as diretrizes do DAE e preservando as APPs.”

Fizemos um tour pela estrada no domingo (25), veja vídeo abaixo.  No início da estrada já se percebe a implantação de iluminação de LED, prevista para todo o trecho segundo a prefeitura. Também está prevista lombadas eletrônicas, passarelas e passeios públicos que atende normas de acessibilidade, além de novas baias e abrigos de ônibus. Alguns pontos de retornos já estão demarcados, mas não liberados para uso. Na chegada do distrito de Caucaia do Alto será executado uma nova ponte com alargamento da via e instalação de canteiro central.

Perguntamos à prefeitura se a “nova estrada” contemplará outros modais de transportes como a bicicleta, por exemplo, mas não obtivemos resposta.

Durante nosso percurso notamos que, como toda obra, os transtornos no trânsito são inevitáveis, porém por ser domingo não enfrentamos tantos problemas com o fluxo de veículos. Um trecho específico nos chamou a atenção, no Tijuco Preto, divisa entre Cotia e Vargem Grande Paulista, onde tem muitos comércios e acesso para a Estradas das Mulatas e Taboleiro Verde. Embora a sinalização horizontal já esteja feita na via, motoristas que seguem na pista sentido interior utilizam a contramão para acessar a Estrada das Mulatas e  os que saem dela fazem manobras perigosas.

Neste momento de obras na estrada é fundamental que os motoristas redobrem a atenção ao passarem pela via e que sigam respeitando as sinalizações de trânsito para evitar acidentes”, comentou o Secretário. Segundo a Prefeitura, no projeto de duplicação da via está previsto uma rotatória na altura do Pet Zoo que será utilizada pelos motoristas que vão acessar a estrada das Mulatas.

Enquanto isso, a prefeitura diz que o local citado está devidamente sinalizado com placas que indicam a proibição do cruzamento da estrada de Caucaia para acesso da estrada das Mulatas, além da pintura de faixa zebrada no solo que reforça o sentido proibido. Ainda segundo a prefeitura o departamento de trânsito tem feito fiscalização diária na região.

(Por Sonia Marques)