Lu, o que é mindfulness?
Mindfulness é uma técnica de meditação adaptada e popularizada pelo médico americano da Universidade de Massachusetts, Zon Kabat Zinn. A técnica em si é muito simples, e tem 3 pilares fundamentais: prestar atenção ao momento presente, com intenção, buscando o não-julgamento, de maneira a conseguir uma melhor compreensão pessoal e mais sabedoria. Contudo, seu grande desafio está na prática diária e nas dificuldades que os praticantes iniciantes enfrentam, desde a dificuldade de inserir a prática na rotina diária, a agitação mental, falta de orientação e apoio adequados, bem como experiências difíceis que podem surgir com a prática, fazem com que os praticantes iniciantes desistam no meio do caminho. Como um novo hábito a ser inserido na rotina e um novo jeito e encarar a vida, a meditação precisa ter regularidade e frequência para que seus efeitos positivos possam ser experimentados.
 
Qual a diferença entre mindfulness e meditação?
O Mindfulness é uma técnica de meditação dentre muitas outras dezenas que existem. As principais diferenças entre o Mindfulness e as outras técnicas de meditação:
– o Mindfulness é uma prática absolutamente laica, ou seja, não tem nenhuma conexão ou cunho religioso. Não existem mantras, ou orações, ou culto a nenhum tipo de divindade ou figura espiritual, sendo assim qualquer pessoa, de qualquer religião, linha espiritual e ateus podem praticá-la.
– é uma técnica simples e acessível a qualquer pessoa, com princípios fáceis de serem aprendidos e observados. Uma vez que você aprendeu a técnica, você só precisa de um lugar tranquilo para se sentar e meditar.
– é uma ferramenta prática e até pragmática de observação do que está acontecendo no corpo e na mente, das sensações corporais, pensamentos, emoções, comportamentos, ou seja, todos elementos plenamente observáveis. O Mindfulness não envolve qualquer habilidade criativa ou outro elemento subjetivo como visualizações, imaginação de cenários ou estados de alterados de consciência.
 
Quais benefícios ele proporciona?
Sendo um campo vastamente estudado na última década, os pesquisadores observaram que o Mindfulness traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, trazendo impactos tanto no campo físico quanto emocionais, como mudanças positivas na saúde, atitudes e comportamentos.
Melhora na saúde física: Mindfulness ajuda a reduzir o estresse, diminui a pressão sanguínea, tem efeitos positivos no controle da dor crônica, melhora no sono, e na produção de serotononia, o neurotransmissor da felicidade.
Melhor da saúde mental: o mindfulness tem sido importante elemento no tratamento de muitos problemas como depressão, desordens alimentares, ansiedade e comportamentos obsessivo-compulsivos.
Melhor na capacidade emocional: a prática do Mindfulness demonstrou efeitos muito positivos no aspecto emocional como maior nível de clareza mental, maior capacidade de compreensão das emoções, maior nível de inteligência emocional, mais foco, aceitação e resiliência, mais compaixão e mais nível de consciência pessoal.
Melhora no nível de bem-estar: capacidade de aproveitar melhor o presente, melhora capacidade de motivação e capacidade de lidar com momentos adversos e difíceis da vida. Pessoas que praticam mindfulness são menos propensas a serem tomadas por preocupações com o futuro ou arrependimentos sobre o passado, se deixam afetar menos por questões externas, são capazes de formar conexões mais profundas com as outras pessoas e são mais felizes.
 
Como iniciar a prática?
Existem alguns caminhos que o praticante inicial pode seguir, e se for possível buscar ajuda de um professor devidamente qualificado pode ajudar muito na jornada de aprendizado e incorporação do hábito em seu dia a dia. Ele pode fazer um curso para aprender a técnica, ou buscar grupos que praticam e muitas vezes são conduzidos por um facilitador preparado. Existem também os aplicativos e práticas guiadas online, muitos gratuitos, mas que não oferecem orientação sobre sua prática individual, como o acompanhamento com um professor pode trazer e que certamente vão ajudar a sua experiência.
 


A prática do Mindfulness pode trazer resultados imediatos em momentos de picos de estresse e ansiedade. Nem o tempo é desculpa para começar, pois com 1 minuto disponível já é possível respirar com atenção e colher os benefícios. 
Para descomplicar e iniciar já a prática, deixamos aqui alguns aplicativos que podem ser baixados gratuitamente no seu celular. Coloque o fone ou procure um ambiente tranquilo e relaxe. Se cuidar é também abrir janelas para novas oportunidades! 
Apps
Lojong: Meditação e Mindfulness
Medite.se 
Meditação Natura 
Existem também práticas no Youtube e Spotify 


 
Luciene Moreira é empreendedora e consultora, criadora da agência de consultoria YUP Happiness Consulting, que desenvolve negócios e líderes mais conscientes. Ex-consultora e gestora de projetos na Korn Ferry/Haygroup. Especialista em desenvolvimento de pesquisas organizacionais de engajamento e felicidade, modelos de cultura e consciência nos negócios, e facilitadora de treinamentos comportamentais e de desenvolvimento de lideranças. Instrutora certificada em Mindfulness pelo IPQ/Faculdade de Medicina da USP e facilitadora de Comunicação Não Violenta-CNV com imersão pelo CNVC (Centro Internacional em CNV). Conheça mais sobre o seu trabalho em http://www.yupconsulting.com.br
 
Por Bia Marques Diniz, curadora do Selo Cidadão 2019: Conexão & Emprego