Sidarta realiza II Seminário de Mentalidades Matemáticas

II Seminário de Mentalidades Matemáticas propõe uma abordagem mais aberta, criativa e visual. Evento traz Jo Boaler e Cathy Willians, fundadoras da plataforma Youcubed, da Universidade de Stanford, que utiliza dados da neurociência para ensinar a disciplina.

479
Montserrat Cordero (à esquerda), Designer Gráfico na Youcubed, com Jo Boaler, professora de matemática em Stanford. Crédito: divulgação/Stanford.

A segunda edição do Seminário Mentalidades Matemáticas acontece nos dias 18 e 19 de setembro no Espaço Immensità, em São Paulo. Organizado pelo Instituto Sidarta, co-criador do projeto no Brasil, em parceria com Itaú Social, patrocínio da Fundação Lemann e apoio do IMPA, o evento traz a abordagem do Programa Mentalidades Matemáticas, que defende que todos podem aprender a matéria em altos níveis e entrelaça sua pesquisa com as descobertas mais recentes da neurociência.
As palestrantes desta edição são as especialistas no assunto Jo Boaler e Cathy Williams, da Universidade de Stanford. Os participantes terão acesso às principais bases de estudo e pesquisa, de dinâmicas e exercícios que podem ser aplicados em sala de aula, além de resultados e descobertas dos programas desenvolvidos na área de Matemática.
Para  adquirir  os  ingressos,  deve  ser  feita  uma  pré-inscrição  em  um  formulário (https://forms.gle/YB2xuJNfxQKiH2VN8 ). A produção do evento entrará em contato.
A plataforma YouCubed, da qual são fundadoras, conta com textos, atividades e vídeos de Matemática e acumula mais de 30 milhões de acessos por mês em 140 países. O Instituto Sidarta e o Itaú Social são responsáveis pela primeira tradução do site para o português, permitindo que mais pessoas tenham acesso às pesquisas e aos materiais produzidos. Ainda no dia 18, será lançada pelas professoras a versão brasileira do livro “Mentalidades Matemáticas em Sala de Aula: Ensino Fundamental – Volume 2”, editada pelo Instituto Sidarta e publicada pela Editora Penso.
O II Seminário Mentalidades Matemáticas vem para ampliar as discussões e as reflexões sobre aprendizagem na área. A pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015, mostrou que o Brasil está em penúltimo lugar na disciplina de Matemática. Isso significa que o país está 75 anos atrasado em relação à média educacional dos países desenvolvidos. Desde  2016,  o  Instituto  Sidarta  investe  na  ampliação  de  pesquisas  e  produções acadêmicas das pesquisadoras de Stanford. Desde então já organizou a tradução de dois livros (“Mentalidades Matemáticas” e “Mentalidades Matemáticas na sala de aula”) e realizou a primeira edição do Seminário Mentalidades Matemáticas, em 2018.
O programa de férias “YouCubed Summer Camp” teve, em sua primeira edição, cerca de 80 estudantes de escolas públicas da Califórnia, nos EUA. As evidências coletadas indicaram  uma  melhora  de  50%  de  desempenho  dos  participantes em  testes  de Matemática, o que equivale a uma recuperação de 2,7 anos de atividade escolar. Em junho de 2019, as pesquisadoras realizaram a segunda edição do programa, com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates, e contou com mais de 2.500 estudantes, em 14 distritos dos EUA. As pesquisadoras também realizaram um projeto no campus da Universidade  de  Stanford,  tendo  como  participantes  meninas,  com  o  intuito  de desconstruir as ideias fixas sobre suas habilidades matemáticas. O Instituto Sidarta realizará o primeiro YouCubed Summer Camp no Brasil, em janeiro de 2020, com apoio do Itaú Social.
SERVIÇO

II Seminário Mentalidades Matemáticas
Quando: 18 e 19 de setembro
Onde: Espaço Immensità – Av. Luiz Dumont Villares, 392 – Santana, São Paulo – SP,
02085-000
Ingressos: Formulário de pré-inscrição ( https://forms.gle/YB2xuJNfxQKiH2VN8 )
PALESTRANTES
Jo Boaler
Professora de Educação Matemática na Universidade de Stanford e diretora acadêmica do  YouCubed,  primeiro  Curso  Online  Aberto  e  Massivo  (MOOC)  de  ensino  e aprendizado de Matemática. Premiada com excelência pela Fundação Marie Curie, atuou como professora em escolas secundárias londrinas e pesquisadora na King’s College,  em  Londres.  É  também  autora  de  nove  livros,  incluindo  o  best-seller “Mentalidades Matemáticas – estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador”. É consultora do PISA e foi convidada para integrar o conselho de revisão do currículo do estado da Califórnia.
Cathy Williams
Cofundadora e Diretora Executiva do Youcubed, Cathy possui um longo histórico de formação e capacitação de docentes. No passado, como diretora de Matemática no Ensino Básico no distrito escolar Vista Unified, recebeu o prêmio Golden Bell, agraciado pela associação dos conselhos escolares da Califórnia. A autora também atuou como coordenadora do inovador programa de avaliação, o Early Assessment Program (EAP), que avalia o desempenho dos estudantes em inglês e Matemática, com foco no Ensino Superior, viabilizando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de habilidades durante o último ano do Ensino Médio.
REALIZAÇÃO: Instituto Sidarta l Itaú Social
PATROCÍNIO: Fundação Lemann
APOIO: Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA