Os cinco parques instalados no município de Cotia, além de serem ferramentas para a preservação da biodiversidade, são também espaços de educação ambiental, lazer, práticas esportivas e apresentações culturais. Os parques ainda oferecem espaços contemplativos, trilhas, lagos e paisagens naturais.
Circuito visitou alguns desses parques para apresentar aos leitores o que eles oferecem, as atividades que podem ser praticadas e também alguns pontos que precisam de melhoria.
Confira abaixo o resumo de cada parque com sua respectiva descrição.

Cemucam
O Parque Cemucam (Centro Municipal de Campismo), localizado no Jd. Passárgada, possui uma riqueza imensurável em sua biodiversidade. A vegetação predominante é de remanescentes de Mata Atlântica. Já na fauna, foram registradas 124 espécies, incluindo oito borboletas, cinco répteis (serpentes), 94 aves e 16 mamíferos. A diversificada avifauna inclui tanto espécies florestais quanto as de áreas abertas.
Situação atual: O Cemucam tem uma infraestrutura bastante completa, com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, sanitários, circuito de mountain bike, trilha para caminhada, bosque, gramado para piquenique e playgrounds. No entanto, alguns pontos poderiam ser melhorados, como o investimento para reforma nos casarões, para que os mesmos possam ser utilizados como espaços de lazer (exposições, bibliotecas etc). Também deveriam ter novos equipamentos como quadras de tênis e basquete, além de melhoria da quadra de futebol existente e mais equipamentos como bancos e brinquedos para parque infantil.
Serviço
Rua Mesopotâmia, s/n (km 25 da rodovia Raposo Tavares sentido Capital) – Jd. Passárgada – Cotia
Inaugurado em 2/3/1979
Área: 500.000 m²
Funcionamento: das 6h às 18h (sujeito a alteração na vigência do horário de verão)
Tel.: (11) 4702-2126 / Fax (11) 4702-8404

Jequitibá
Recém-inaugurado, o Parque Jequitibá está, finalmente, aberto à visitação. O parque é uma área com quase 70% de Mata Atlântica e de grande importância ecológica. O espaço total é de 1,3 milhão de metros quadrados, dos quais 750 mil metros quadrados estão abertos para a população (incluindo as trilhas monitoradas).
Situação atual: Quem for ao Jequitibá, pode agendar uma visita monitorada, usufruir da sala de leitura e passear com a família. Grupos de alunos de escolas vizinhas foram vistos pela reportagem aproveitando as aulas ao ar livre para aprender um pouco mais em contato direto com a natureza. O local, no entanto, ainda precisa passar por alguns reparos com instalações básicas. Não tem playground e nem quadra esportiva. Algumas portarias também se encontram fechadas. Além disso, o parque não está completamente aberto ao público. Questionada, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo disse que está buscando parcerias a fim de viabilizar os recursos para as obras complementares.
Serviço
O Parque Jequitibá abre diariamente das 8h às 17h.
Interessados em trilhas podem agendar visitas monitoradas pelo e-mail: parquejequitiba@sp.gov.br

Teresa Maia
O Parque Teresa Maia foi construído numa área de 24,5 mil metros quadrados, na esquina das ruas Santarém e Direita, na Granja Viana. Foi inaugurado em 2006 pela Prefeitura de Cotia. Com apoio do Rotary Club da cidade, foram construídos banheiros, fraldário, bebedouro e academia para a terceira idade ao longo dos anos. Hoje, o Teresa Maia é um espaço de diversão, de cultura, produção e sustentabilidade.
Situação atual: Parque limpo, grama bem cortada, ideal para ir com as crianças. Tem um lago com patos e vários bancos para se sentar. Aos domingos, tem a EcoFeira, com ofertas de artesanato, vegetais e algumas opções de comidas.
Serviços
Serviços: Área de lazer, academia ao ar livre, banheiros
Para observar, admirar: Nascentes de água e lago
Aberto de segunda a segunda, das 7h às 18h
Horário de verão das 7h às 19h
Endereço: Rua Santarém, 13 – Vila Santo Antônio de Carapicuíba

Parque Ecológico Chico Anysio
Situado na região do bairro Arco Verde, mais próximo do centro de Cotia, o Parque Ecológico Chico Anysio possui pista para caminhada e brinquedos para crianças. Ao todo, são mais de 178 mil metros quadrados e conta com playground para crianças, equipamentos de ginásticas para adultos, academia ao ar livre com adaptação para cadeirantes e portadores de necessidades especiais, rampa de acessibilidade, guarita, iluminação e banheiros individualizados.
Situação atual: Está fechado para reforma e a prefeitura não informou quando será concluída.
Localizado na rua Lourenço Giácomo, bairro Jardim Nossa Sra. das Graças, Cotia. Aberto todos os dias, das 8h às 18h.

Reserva do Morro Grande
A Reserva Florestal do Morro Grande constitui-se num riquíssimo remanescente de Mata Atlântica brasileira ainda preservado, com fauna e flora diversificados e ainda pouco estudados. Fazendo parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, a Reserva do Morro Grande se estende por 10.870 hectares. Atualmente, uma das ameaças, além de caça esportiva comprovada pela existência de inúmeros jiraus pelas diversas trilhas, é a extração ilegal de palmito e xaxim, fazendo com que a avifauna, como, araçaripoca, sabiá-pimenta, pavó e jacutinga, estejam praticamente extintos do local, que tem sua grandeza justificada pelo fato de ser uma das últimas matas originais do planalto paulista, além de preservar as águas do Alto Cotia.
Situação atual: A Reserva está fechada a visitação no momento. Próximo da região, a Companhia recebe visita na Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande, do Sistema Produtor São Lourenço. O agendamento pode ser feito pelo e-mail visita@sabesp.com.br.
Pedalando de um parque para outro
Se tudo correr conforme o prometido, em breve (mas não se sabe quando) os usuários dos parques Cemucam e Teresa Maia poderão ir pedalando de um local ao outro. Isso porque a Prefeitura de Cotia anunciou no fim de agosto a construção de uma ciclovia que ligará os dois espaços.
“Com a criação da ciclofaixa interligando os parques Teresa Maia e Cemucam, nossos munícipes serão estimulados por uma vida mais saudável, cuidado com o meio ambiente, menos poluição, simplicidade e praticidade”, disse a prefeitura em nota.
O projeto, ainda segundo o executivo, já foi apresentado aos responsáveis pelo Departamento de Trânsito Municipal, que está analisando “alguns pontos para maior segurança dos usuários”.