Vargem Grande entra no mapa da advocacia paulista

Até ano passado advogados de Vargem Grande eram inscritos em Cotia. Agora, com nova subseção cerca de 200 profissionais do Direito tem subseção local e nova diretoria trabalha para contrução e estruturação da nova sede

229
Alémd e Thiago Comin (centro), formam a diretoria da OAB de Vargem Grande Lurdes das Graças Batista (vice-presidente), Thiago Baptista de Moraes (secretário geral), Iara Maria Canda Fernandez (secretária adjunta) e Joel Camargo de Sousa (tesoureiro).

Vargem Grande Paulista agora tem subseção da Ordem dos Advogados do Brasil. Ela é a 250ª do Estado de São Paulo que começou a ser criada em 2017 a partir de um projeto elaborado pelos advogados daquela cidade.  Até então, eles estavam vinculados à subseção de Cotia.
Uma comissão provisória foi nomeada em setembro e em novembro, ocorreu a primeira eleição que elegeu o advogado Thiago Cumin Rodreigues, da chapa 1, “OAB de Primeira”.
Junto com ele foram eleitos Lurdes das Graças Batista (vice-presidente), Thiago Baptista de Moraes (secretário geral), Iara Maria Canda Fernandez (secretária adjunta) e Joel Camargo de Sousa (tesoureiro).
Quase um ano já se passou desde a eleição da primeira diretoria que trabalhou sem previsão orçamentária e essa foi, segundo o presidente Thiago Cumin a principal dificuldade. “A aprovação do orçamento para o ano de 2019 ocorreu mais ou menos em Agosto de 2018, ou seja, data anterior a criação da Subseção. Todavia, já apresentamos o orçamento para 2020 e já temos previsão para a locação de uma nova Sede”, comentou em entrevista à Circuito.
Para o advogado, a subseção, que já tem quase 200 profissionais inscritos, além de representar o reconhecimento da categoria  coloca a cidade no mapa da advocacia paulista. “Hoje somos uma classe que tem voz não só em nosso Município, mas em nosso Estado e porque não em nosso País.”
Principais projetos
Criar e estruturar a nova sede está entre os principais projetos da primeira diretoria. “Além disso, já estamos trazendo palestras importantes para Vargem Grande Paulista, com juristas renomados”,  destacou o presidente. Contratação de funcionários para a subseção e para a sala da OAB no Fórum, compra de equipamentos e parcerias em serviços para os advogados estão entre os objetivos, uma vez que a principal missão, tanto da subseção como de toda a Ordem é garantir o cumprimento das prerrogativas dos advogados e também ajudar no desenvolvimento de suas atividade e formação.  “É apenas um início, muita coisa precisa ser feita, somos embrionários, mas estamos no caminho certo”.
A assistência judiciária para as pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com honorários advocatícios, mas necessitam de acesso à Justiça é o carro forte da OAB quando o assunto é atendimento à comunidade. Em Vargem Grande, cerca de 200 famílias são beneficiadas por este serviço, todos os meses.
A comissão de Ação Social da subseção também atua em vários projetos para atender a população carente da cidade como campanha de Natal, arrecadação de alimentos e agasalhos. E já arrecadou cerca de mil brinquedos que serão distribuídos para o Dia das Crianças.
O advogado garante que a subseção trabalha a todo vapor e todas as comissões estão desenvolvendo algum projeto para advogados ou para a comunidade vargengrandense: são atividades esportivas, palestras sobre temas importantes e atividades nas escolas através da comissão “OAB vai à escola”. A subseção tem ainda uma comissão de Proteção Animal e sem dar detalhes, ele adiantou que essa comissão já elabora uma projeto de lei que será apresentado à Câmara Municipal.
(Por Sonia Marques)