Carapicuíba acaba de dar o primeiro passo para se tornar, futuramente, uma Estância Turística. Foi aprovado, nessa terça-feira (12), pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei n° 2.337/2017, que institui o Plano Municipal de Turismo, cujo objetivo é orientar o desenvolvimento econômico, político e social sustentado do turismo em Carapicuíba, visto o grande potencial artístico e histórico que a cidade possui.
Com a aprovação do P.L., Carapicuíba passa a se tornar oficialmente um MIT (Município de Interesse Turístico), primeira etapa para receber recursos e investimentos do Estado e do Governo Federal para desenvolver seu potencial a fim de se tornar uma Estância Turística, como aconteceu com a cidade vizinha de Embu das Artes.
Algumas das Diretrizes do Plano Municipal de Turismo aprovado pela Casa são: expansão e qualificação da oferta turística, melhoria da infraestrutura pública, valorização da cultura, da arte e do patrimônio histórico da cidade, promoção de Carapicuíba como destino turístico, entre outras.
A fim de apresentar o tema aos vereadores, a Prefeitura promoveu uma Audiência Pública no dia 04, e uma reunião com os parlamentares, que contaram com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Evaldo Claudino de Almeida; do secretário de Segurança Pública e Controle Urbano, Rubens de Souza Diniz, e de representantes da URBATEC, empresa responsável pela realização, nos últimos meses, de um longo estudo do potencial turístico da cidade.
A detalhada pesquisa efetuada pela URBATEC incluiu a elaboração de um Inventário da oferta turística de Carapicuíba (cujo foco recai principalmente sobre a arte e a Aldeia Jesuítica), um minucioso diagnóstico da atual situação nessa área, a sistematização dos principais desafios, e a criação de um plano de ações para os próximos anos.