CCR ViaOeste inicia nova fase das obras na ponte de acesso para Osasco

Após concretagem do pilar, terão início os trabalhos na estrutura principal da ponte, que utilizará o balanço sucessivo como método construtivo

Uma importante fase das obras de construção da nova ponte de acesso para Osasco, no km 15+800 da rodovia Castello Branco, está sendo iniciada pela CCR ViaOeste. Com a conclusão da concretagem do principal pilar da ponte e implantação da primeira aduela, que é uma estrutura de base na parte superior, serão iniciados os trabalhos para implantação de 13 aduelas sequenciais sobre o Rio Tietê, todos eles de forma suspensa para gerar menor impacto no trajeto dos motoristas que utilizam a rodovia e as vias locais

Neste momento, os trabalhos estão concentrados na montagem das estruturas metálicas e formas de concretagem que irão compor um tipo de dispositivo móvel que será utilizado na obra. Esse complexo equipamento será içado por uma grua e se movimentará a partir de cada base de concreto, fazendo com que a ponte se estenda sobre o rio, sem necessidade de estruturas de apoio e escoramento no solo ou no leito do rio. “Este é o processo construtivo em balanço sucessivo, ou seja, a concretagem da ponte avançará a partir das bases, até que se encontrem para formar uma estrutura única”, explica a coordenadora de Engenharia da CCR ViaOeste, Aline Peçanha.

Ela enfatiza que é um trabalho muito minucioso e que exige cálculos precisos para que toda a estrutura seja construída exatamente como previsto no projeto. “Vale destacar que as equipes de topografia desempenham papel importante neste momento, pois devem aferir todas as medidas em cada passo das obras”, ressalta. “Pela complexidade desse método construtivo, a concessionária utiliza mão-de-obra altamente especializada e qualificada para realizar esses trabalhos”, acrescenta.

Além da ponte, estão previstas ainda outras melhorias no viário, como a implantação de sinalização vertical e horizontal ao longo da obra e elementos de segurança como defensas metálicas e barreiras rígidas. O investimento da concessionária nesta obra é de R$ 232 milhões, com geração de 6 mil empregos diretos e indiretos. Os trabalhos foram iniciados em abril de 2022 e o prazo contratual para execução é de 23 meses.

Artigo anteriorConferência Municipal de Cultura de Cotia está marcada para sábado
Próximo artigoCarapicuiba recebe Batalha de Assadores