Ciclocidade, associação que representa os ciclistas urbanos de São Paulo, está encabeçando uma campanha para a criação de uma ciclofaixa de 6km que ligaria Cotia à ciclovia da av. Escola Politécnica, já na capital paulista.A proposta apresentada tem como ponto de partida a Estrada Velha de Sorocaba (nas proximidades do The Square Open Mall), em Cotia, até a ciclovia da Av. Escola Politécnica, em São Paulo.
A rota de 6 km cruza Cotia (1,0km), Osasco (2,5km) e a capital paulista (2,23km)
,
Além de uma importante conexão cicloviária intermunicipal, o movimento afirma que a segurança do ciclista é o motivo fundamental desta proposta. “Estudos comprovam que as vias com infraestruturas cicloviária, a faixa exclusiva para ciclistas, reduzem significativamente os acidentes envolvendo ciclistas. Além disso, outros estudos comprovam que tais infraestruturas são o principal motivo para as pessoas usarem a bicicleta. Além disso, melhorar o acesso à São Paulo dos ciclistas de Carapicuíba, Cotia e Osasco e apoiar a população a adotar a bicicleta como transporte”, justificam.
Foi lançado um site para coletar assinaturas dos ciclistas interessados e pleitear a ciclofaixa junto às prefeituras e secretarias envolvidas. A meta é coletar, pelo menos, mil assinaturas. Para o debate de ideias, foi criada também uma página de discussão em que os interessados podem contribuir com sugestões, críticas e novas ideias sobre este projeto.
Ir além
Em conversas do grupo com frequentadores do parque Cemucam, vislumbra-se também a possibilidade de levar a ciclofaixa além. “O que faz muito sentido, dado que muitos ciclistas vem da capital para usufruir do parque em Cotia. Além do próprio Cemucam ser administrado pela prefeitura de São Paulo. Enfim, tudo está no começo ainda. Precisamos do engajamento de todos”, comenta Roberto Herrera, morador de Cotia e membro do Ciclocidade.
Serviço
Participe da ação, clicando neste link
Por Juliana Martins Machado