O deputado estadual Enio Tatto (PT) protocolou, em 25 de abril, requerimento para que a Comissão de Transportes e Comunicações (CTC) da Assembleia Legislativa realize audiência pública com a presença de representante(s) da Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos e demais órgãos envolvidos com a finalidade de discutir o Projeto Nova Raposo, anunciado pelo governo recentemente.
O Projeto Nova Raposo prevê a concessão da Rodovia Raposo Tavares e mudanças no eixo entre a capital e a cidade da região metropolitana. O plano prevê instalar seis pórticos para cobrança automática de pedágio, inclusive no trecho urbano.
A iniciativa do governo paulista sofre críticas de representantes dos bairros afetados na capital e Grande São Paulo. Associações de moradores de São Paulo e de Cotia estão se mobilizando contra o projeto.
No dia 14 de abril, moradores e moradoras da região participaram de reunião online de emergência convocada por diversas entidades, entre elas a Rede Butantã e a Rede Ambiental Butantã, além de conselheiros do Cades Butantã e do Conselho Participativo Municipal, para discutir a proposta. Dizem que o projeto foi feito “a toque de caixa”, sem respeitar as diretrizes do Estatuto da Cidade, que determina dar pleno acesso das informações à sociedade civil, e que há zonas de proteção ambiental em bairros como Butantã, Jardim Bonfiglioli e arredores, na capital.