Muito amam, outros não se sentem confortáveis para usar, mas as estampas têm o poder mudar qualquer look! De acordo com Karen Furtado, consultora de moda parceira da Caedu, marca referência em moda acessível, peças com padronagens florais, geométricas, entre outras, resultam em combinações chamativas e estilosas. Mas apesar de agregarem no visual, a escolha da peça precisa de feita de maneira cautelosa! “Apesar de se ser um detalhe que pode garantir o destaque para a produção final, se mal escolhida ou combinada com os elementos errados, ela pode trazer um resultado não esperado. Por isso é importante entender qual estampa é a ideal para ser usada para cada tipo de corpo e estilo”, diz Karen.
Pensando nisso, a stylist dá dicas de quais peça investir para quem está pensando em se jogar nas estampas durante a temporada. Confira!
:: TAMANHO
É preciso sempre ficar de olho no tamanho das estampas presente na peça escolhida. Segundo a consultora, desenhos muito grandes tendem a aumentar a área do corpo, o que não é indicado para quem deseja disfarçar determinadas partes do corpo.
“Se o foco for aumentar o quadril ou as coxas, modelos com padronagens maiores, com destaque para folhagens amplas, são certeiros. Mas caso a pessoa não abra mão da estampa e ainda assim prefira disfarçar certas áreas, os desenhos menores e médios aparentam dar mais continuidade para a peça. Vestidos e macaquinhos são escolhas acertadas”, finaliza
:: FUNDO ESCURO
Para quem está começando a usar estampas, vale apostar em modelos com o fundo escuro. “Florais ou formas geométricas quando aplicadas em tons como preto e azul escuro, mesmo se destacando, acabam fornecendo um look mais ameno. Na hora de combinar, vale investir em complementos, como calças e calçados com tons mais chamativos para servirem de contraponto”, declara.
:: LISTRAS: TODO MUNDO PODE USAR!
Durante muito tempo existiu o estigma que listras não podiam ser usadas por determinados tipos de corpos, mas a moda provou que não! “As listras irão favorecer ou não ao look independente do corpo. O que vale é ficar alerta em relação a espessura delas e o tipo de tecido. Linhas mais horizontais ajudam a alongar o corpo desde que sejam finas, pois acabam chamando atenção para o contexto como um todo. Para o uso da verticais a recomendação é ou usá-las com outras peças lisas ou com acessórios para deixar um look mais harmônico, como os cintos”, explica.
:: ANIMAL PRINT
O animal print nunca sai de moda. E entre tantas opções, a versão que costuma ganhar mais destaque é o da onça. A stylist parceira comenta que esse estilo de estampa, com formatos arredondado, criam a sensação de um corpo mais curvilíneo. “Para as mulheres com cintura reta ou pouco busto investir nesse truque cria a sensação de volume na medida certa”, menciona.