No último dia 21 de fevereiro a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito de Cotia, Rogério Cardoso Franco (PSD), e de seu vice, Almir Rodrigues da Rocha (PSDB).
Os dois negaram as acusações e disseram que vão esperar o julgamento do recurso no cargo.
Em nota ao site Portal Viva Cotia, o advogado de Rogério Franco informo que será interposto recurso contra a decisão de primeira instância.
“Enquanto se aguarda o julgamento do recurso pelo Tribunal Regional Eleitoral, o Prefeito continuará a exercer normalmente o cargo para o qual foi eleito. Confia-se que o TRE reverterá a decisão, tendo em vista que o Prefeito não teve nenhuma participação nos fatos”, afirma o advogado Ricardo Vita Porto.
Os dois políticos da cidade da Grande São Paulo também perderam o direito de se candidatar a cargos públicos nos próximos oito anos.
O juiz Sérgio Augusto Duarte Moreira considerou que Cardoso e Rodrigues cometeram abuso do poder político.
Recentemente, a Justiça de Cotia também condenou o ex-prefeito de Cotia, Antônio Carlos de Camargo, por ato de improbidade administrativa.
Neste processo, de acordo com o Portal Viva Cotia, Camargo também incluso por uso indevido da máquina pública no intuito de captar votos e apoio para os candidatos.