Um dos principais sentidos do corpo é a audição, responsável pela nossa interação com o meio ambiente. Mas uma rotina com tantos sons e barulhos distintos à nossa volta podem trazer sérios problemas para a saúde auditiva e até a sua perda.

Assim como cuidamos de outras partes do corpo, é importante se preocupar com o sistema auditivo e procurar a prevenção de problemas para evitar danos permanentes. Para a fonoaudióloga Dra. Maria Isabel Gandolfi, adotar práticas saudáveis moderadas à audição é o mais recomendado. “A saúde auditiva está relacionada a diversos pontos. Ambientes ruidosos podem gerar perdas e zumbidos, já a alimentação e doenças como hipertensão e diabetes podem gerar problemas de labirintite, a automedicação também. Ou seja, tudo influencia no sistema auditivo”, comenta.

A fonoaudiologia é muito ampla, pois abrange as mais variadas áreas da comunicação humana. E é importante procurar esses profissionais para resolver de problemas de aprendizado escolar até perda de comunicação, após um AVC por exemplo. A audiometria é o exame que determina o grau da audição e, de acordo com a especialista, deve ser feita anualmente. “No nascimento do bebê já se realizam os testes da Orelhinha e da linguinha que visam realizar patologias precoces e assim o acompanhamento mais específico de cada situação. No período de alfabetização é fundamental a realização da avaliação audiológica (audiometria) porque a audição com algum déficit certamente irá gerar problemas e trocas fonológicas na escrita. A terceira idade também é muito afetada pela perda auditiva e isso pode gerar depressão pois o indivíduo acaba se isolando para não gerar desconforto aos familiares e até por vergonha”, comenta a especialista.

No Centro Auditivo Estilo de Vida são oferecidos os exames auditivos, além de terapia fonoaudiológica, consultas, adaptação e venda de próteses auditivas com assistência técnica. A equipe conta com médico otorrinolaringologista no local e os atendimentos podem ser particulares ou por planos de saúde. E para proporcionar melhores soluções às pessoas com algum tipo de perda auditiva, ainda disponibiliza aparelhos auditivos modernos e sofisticados que os pacientes podem controlar facilmente pelo celular e contam ainda com muitas outras novidades tecnológicas.

“Hoje em dia, a tecnologia foi crucial na área de aparelhos auditivos. É possível ajustar os aparelhos através de um app que o próprio paciente controla no seu celular. Existem aparelhos resistentes a água e até os recarregáveis que não precisam de baterias. As plataformas de regulagem fazem com que o som seja muito natural e processado da mesma maneira”, completa Maria Isabel. Ela pontua ainda que já existem usuários se beneficiando desses aparelhos que vão de bebês a idosos. Mas que é necessário que o fonoaudiólogo, através de toda análise e exames, escolha o aparelho mais indicado, adapte os mesmos e acompanhe esse indivíduo ao longo da vida.

 

 

Serviço
Centro Auditivo Estilo de Vida
The Square Open Mall – Rodovia Raposo Tavares, km 22 – Bloco C – Sala 102
Telefones: (11) 4702-6262 / (11) 9 8233-9959
www.centroauditivoestilodevida.com.br

 

Por Eric Ribeiro

 

Artigo anteriorAtenção às novas datas de 2ª dose da vacina contra a Covid-19
Próximo artigoDER retoma atendimento presencial apenas por agendamento