As descobertas no campo da neurociência nos últimos 30 anos, sobre como nosso cérebro funciona, são uma faca de 2 gumes para quem luta com a balança. Por um lado, o inegável contributo dela, principalmente a neurociência comportamental, que é a área que estuda o contato do organismo e os seus fatores internos, como pensamentos e emoções, ao meio e aos comportamentos visíveis; por outro o uso desse conjunto de informações para criar produtos alimentares cada vez mais poderosos na manipulação de nossas escolhas alimentares, tornando quase impossível não comer compulsiva ou pelo menos exageradamente.
Estão nessa lista produtos com alta concentração de proteína como a caseína e o glúten, ou a mistura fatal de gordura, açúcar, sal e realçadores de sabor como o glutamato monossódico. Pronto… aí você tem a armadilha perfeita para fazer qualquer um comer demais e engordar.
Com essa mistura, a pergunta não é se você vai engordar: a pergunta é com que velocidade vai engordar.
Como funciona o esquema da armadilha das proteínas, principalmente a do trigo que é a mais usada (glúten)?
Ao digerirmos essa proteína, uma parte dela (peptídeos) se conecta com nossos receptores opioides, receptores de prazer de nosso sistema nervoso central, tal como acontece com a cocaína. Isso provoca efeitos similares à dependência das drogas ilegais.
Já os produtos alimentares açucarados (Sacarose, Frutose, Glicose, Glucose, Dextrose, ou qualquer outro “ose”), ou seja que outro nome lhe dão como Maltodextrina, quando adicionado aos outros 4 sabores detectados na nossa língua, vira uma bomba relógio e seu corpo fica lhe pedindo mais ao longo do dia.
Tem como escapar desta e de mais outras duas armadilhas poderosíssimas que falaremos na palestra? Sim.
Emagrecimento sem sofrer inclui estratégias de fuga a essas armadilhas e uma ressignificação da alimentação que passa por exercitar a mente (usando a PNL- programação neurolinguística) e trabalhando o corpo (Menthoring).
Sem esse trabalho em conjunto, mente e corpo ao mesmo tempo, infelizmente para 97% das pessoas que emagrecem, seus resultados serão temporários e seus esforços infrutíferos porque voltarão a engordar.
Sei isso por experiência própria: em 1993 emagreci 30 kg e me apaixonei pela área.
Resolvi então abandonar minha carreira no ensino para trabalhar com emagrecimento.
O que eu não sabia é que os próximos 20 anos não iam ser fáceis: era como se estivesse o tempo todo pressionando uma mola… por um lado queria comer o que gostava e por outro não podia engordar porque trabalhava com emagrecimento…. Até que um dia desisti de lutar com a comida e a balança voltou aos 3 dígitos.
Nessa época tive que tomar uma decisão: ou ia entender o que acontecia na minha mente, ou simplesmente esquecia minha profissão e começava uma nova carreira.
Resolvi tirar um ano sabático para me focar nos estudos. Aí apareceu as 4 formações em coaching que fiz e a PNL. Finalmente entendi o que se passava dentro da minha cabeça e com esse conhecimento emagreci 35 kg.
Você sairá da palestra com 2 ferramentas praticas para trabalhar corpo e mente magra e assim te ajudar a atingir o corpo de seus sonhos sem sofrer.
Serviço:
Palestra gratuita, dia 29 de junho, às 19h30, na Av. José Giorgi, 1147 – Km 26,5 da Raposo – Granja Viana. Duração 60 minutos.
Inscrições www.antonioabreu.com.br/palestras ou WhatsApp 11 9 6869 2345 (também para informações sobre a palestra)