Prefeitura e Iphan assinam plano de ação para potencializar o turismo em casas bandeiristas de Cotia

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado tem vigência de 60 meses e prevê que o Iphan apoie o município na capacitação técnica de monitores e garante acesso da Prefeitura a todo o complexo que formam os sítios do Mandú e Padre Inácio

A Prefeitura de Cotia e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinaram um termo de cooperação que visa o desenvolvimento de ações conjuntas no turismo com vistas à conservação e à revitalização do patrimônio histórico, artístico e ambiental formado pelas sedes e pelas áreas dos Sítios do Mandu e do Padre Inácio.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado tem vigência de 60 meses e prevê que o Iphan apoie o município na capacitação técnica de monitores, garante acesso da Prefeitura a todo o complexo que formam os dois sítios, além do apoio na elaboração de programas de ações culturais que serão desenvolvidos no local, entre outros.
A ação já vinha sendo discutida há meses. Em março, houve uma audiência na Câmara de Cotia em que foi apresentado o plano de ação nas casas bandeiristas. Na ocasião, Raquel da Costa Nery, arquiteta e representante do Iphan, esclareceu à Circuito que o objetivo principal do projeto seria oferecer melhores condições para quem fosse visitar os monumentos.
“Hoje as casas não contam com uma exposição que esclareça ao visitante a importância e a história dos monumentos. As casas, em si, encantam pelo cenário onde elas estão, pela arquitetura e beleza, mas o visitante pode aproveitar muito mais que isso”, explicou.
Agora, com o termo assinado, as casas bandeiristas se tornarão, de fato, pontos turísticos na região. “Estes sítios são riquezas históricas da nossa cidade e queremos levar as pessoas a conhecê-los. Buscamos fomentar o turismo com visitas monitoradas e a assinatura do termo é um importante passo que damos neste sentido”, disse José Genival dos Santos, Secretário de Turismo.
A Secretaria de Turismo iniciou, em 2017, as tratativas de parceria com o Iphan e, desde então, realizou diversas reuniões com representantes do Instituto. Nessas reuniões, segundo Genival, foi elaborado um planejamento de ações para resgatar e disseminar os valores culturais e históricos das casas bandeiristas e sua preservação, conservação e utilização. “Este é um sonho partilhado com o Conselho Municipal de Turismo que teve papel fundamental na formatação do termo assinado com o Iphan”, concluiu.
PARCERIA DA FATEC
Além da Prefeitura e do Iphan, um grupo de alunos do curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Cotia (Fatec) estão elaborando um projeto para potencializar o uso do Sítio do Mandú. “A gente quer transformar o Sítio do Mandú em um ponto turístico em Cotia, assim como é o Templo Zulai”, disse a estudante Esther Sena.
O grupo, formado por 13 alunos, vai realziar no próximo dia 29 uma atividade com exposição de fotos e documentários sobre o sítio. A atividade, que vai acontecer no próprio local, faz parte do projeto ‘Mandú Mandou Bem’, que está sendo desenvolvido por eles.
O Sítio do Mandu, que fica no bairro Jardim Caiapiá, está aberto para visitação. As visitas podem ser feitas todos os dias, das 9h às 17h. Para realizar visita guiada, basta entrar em contato com a Secretaria de Turismo e agendar pelo telefone 4614-2952.
Por José Rossi Neto 

Artigo anteriorNeste sábado tem a tradicional Festa Junina da Apae Cotia
Próximo artigoONG em Caucaia atende 250 pessoas com mais de 20 atividades gratuitas