Projeto acompanha mulheres com ações de prevenção do câncer de mama

‘CuidaMama’ acompanha mais de 1.800 mulheres com ações de prevenção do câncer de mama. Neste ano, será feita uma estruturação e implementação da ‘Linha de Cuidado para o Câncer de Mama’ na rede municipal, construída com o apoio do Instituto do Câncer do Estado de Paulo (ICESP).

A parceria entre a Secretaria de Saúde de Cotia e o Projeto CuidaMama vai continuar e será ampliada ao longo de 2024, com o objetivo de reduzir a mortalidade por câncer de mama por estadiamento avançado. As ações contemplam diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento, além de atividades de conscientização. O projeto é uma iniciativa do Instituto Protea, com a participação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) na construção da Linha de Cuidado CuidaMama, e é realizado em parceria com a Roche e Instituto Avon e com o apoio da Daiichi-Sankyo.

Atualmente, mais de 1.800 mulheres do município são monitoradas pelo sistema para garantir que estejam com seus exames de mamografia em dia e que sejam encaminhadas para os serviços especializados o mais rápido possível, em caso de suspeita da doença. Entre 2021 e 2023 foram realizadas ações de capacitação dos trabalhadores da saúde e construídos protocolos e ferramentas inovadoras para fortalecer o cuidado integral a pacientes diagnosticadas com a doença.

Ao longo deste ano, será feita uma estruturação e implementação da ‘Linha de Cuidado para o Câncer de Mama’ na rede municipal. A Linha de Cuidado foi construída com o apoio do Instituto do Câncer do Estado de Paulo (ICESP) e contou com a participação de 26 profissionais dos três níveis de atenção à saúde, com o objetivo principal de levantar os desafios e oportunidades para processos de integração entre um serviço de alta complexidade, como por exemplo o ICESP, e os diferentes níveis de atenção no cuidado às mulheres residentes de Cotia diagnosticadas com câncer de mama.

Durante a construção, foram realizadas reuniões entre a Secretaria de Saúde e Atenção Básica de Cotia (atenção primária), a Clínica da Mulher (atenção secundária) e o ICESP (atenção terciária) para o levantamento de expectativas, mapeamento de oportunidades e análise de experiências prévias. A partir das reuniões iniciais, foi criado o Grupo de Trabalho e Construção da Linha de Cuidado e planejadas as oficinas de construção dos materiais, realizadas tanto no ICESP como na Clínica da Mulher de Cotia.

A Linha de Cuidado construída tem como princípio a ‘Navegação de Pacientes’ pelo serviço de saúde:  as pacientes serão guiadas por profissionais por diferentes serviços, de modo a facilitar o acesso ao cuidado, fortalecendo a adesão ao tratamento, a integração e a comunicação entre os diferentes níveis de atenção, por meio da criação e implementação de processos e ferramentas de colaboração entre equipes das UBSs, clínicas especializadas e hospitais. Em 2024, a implementação da Linha de Cuidado será conduzida pelos serviços de saúde do município de Cotia, com o apoio direto do Instituto Protea.

“Este trabalho conjunto é importante porque aproxima o serviço público de saúde da mulher, realiza busca ativa e faz ações importantíssimas de conscientização sobre a necessidade dos exames preventivos e do tratamento. Sabemos que, quando tratada na fase inicial, a cura é potencializada”, avaliou Magno Sauter, Secretário de Saúde.

Por meio de um sistema de monitoramento, o CuidaMama acompanha pacientes cadastradas nas UBSs e os profissionais de saúde registram os dados importantes, criam alertas e acompanham pendências de consultas e exames de pacientes com idade entre 40 e 69 anos ou com histórico familiar de câncer de mama.

Informações sobre o projeto na UBS mais próxima.

Artigo anteriorCotia amplia o projeto Guardião Ambiental Mirim
Próximo artigoEdição 287: Abril de 2024