O verão começou oficialmente no dia 22 de dezembro de 2019 e vai até 0h50min do dia 20 de março de 2020. É época de férias em muitos setores da sociedade. Para o turismo, no entanto, e também para os meteorologistas, verão significa mais trabalho.
Ultimamente temos tido até dias frios no verão e sempre pinta aquela dúvida na hora de escolher um destino de viagem seja para um fim de semana, uma semana, ou mais… . Será que vai dar praia?
A meteorologista Patricia Madeira, analista de clima da Climatempo, comenta que num país com litoral tão grande, com tantos quilômetros de praia como o Brasil, é claro que vai dar praia, em muitos dias. Porém, este ano estamos tendo um verão com mais chuva do que o normal e o “risco de ter muitas nuvens e chuva naquela semana de folga escolhida com antecedência é maior.”
Praias da Região Sudeste
A chuva e as nuvens das frentes frias e da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) estão roubando muitas horas de sol das praias do Sudeste neste verão, especialmente em janeiro. O mais provável é que seja um mês do mormaço do que de dias com sol forte. A ZCAS prevista para fevereiro de 2020 também vai atrapalhar o sol de muita gente, especialmente nas praias do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do litoral norte de São Paulo.
De todo o verão, março deve ser o mês com mais dias com sol forte, mesmo assim tem previsão de passagem de uma forte frente fria.
Praias da Região Sul
De forma geral, a expectativa é de que o verão seja com chuva abaixo da média na Região Sul do Brasil. As frentes frias e as áreas de instabilidade devem ficar pouco tempo sobre o Sul do Brasil e assim, a Região deve ter mais dias com sol do que com chuva. As praias também serão favorecidas com mais dias com sol neste verão.
A influência do ar frio das frentes frias vai deixar o calor menos intenso no Sul neste verão.
Praias da Região Nordeste
Em anos normais, as praias da costa leste do Nordeste, de Natal ao sul da Bahia, passam janeiro e fevereiro com muito sol e pouca chuva. Na costa norte, do litoral do Maranhão até o litoral norte do Rio Grande do Norte, os dias com muitas nuvens e chuva ficam mais frequentes a partir de fevereiro.Mas para este verão, a previsão é de que o Nordeste tenha mais chuva do que o normal. Isto significa mais dias com muita nebulosidade e chuva frequente. Mas o sol também vai brilhar em muitos dias do verão nas praias do Nordeste.
A chuvarada virá das áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os dois sistemas estarão mais ativos sobre o Nordeste neste verão.
Já em fevereiro, as nuvens carregadas da ZCIT vão ameaçar o sol da costa do Nordeste e as nuvens da ZCAS vão se espalhar pelas praias de grande parte do litoral da Bahia.
Março promete chuva menos frequente sobre o Nordeste, o que vai deixar mais espaço para o sol nas praias. Mas o litoral sul da Bahia deve ter um maior número de dias com muitas nuvens por causa da atuação de uma frente fria.