Para celebrar a renovação de ciclo da cultura oriental, o Templo Zu Lai, o maior da América Latina, realiza mais uma edição da festa do Ano Novo Chinês, com uma agenda repleta de atrações para toda a família. Quem passar por lá poderá curtir, a partir das 10h, comidinhas típicas, apresentações especiais e as oficinas criativas, além da Cerimônia dos Mil Budas e as danças do Leão e do Dragão.
Apesar de em várias partes do mundo a celebração ter sido cancelada, a festa na região segue normalmente, em respeito aos chineses que moram no Brasil. Maior encontro religioso da cidade de Cotia, a organização espera um público recorde – ano passado, 14 mil pessoas prestigiaram a festa –, mas desta vez sem a presença de autoridades chinesas. Os convidados do consulado chinês, assim como outras autoridades que sempre prestigiam o evento, cancelaram a sua vinda ao Brasil – seguindo orientação do Governo Chinês, por conta do coronavírus – e não estarão presentes na festividade, como medida de segurança.
Rotas alternativas
A Secretaria de Transporte e Trânsito de Cotia orienta os motoristas a evitarem a Estrada Fernando Nobre, no domingo, entre às 7h e às 18h, por conta do grande número de veículos que deverá passar pelo local em razão da programação de celebração do Ano Novo Chinês. Para evitar congestionamento, os motoristas que forem acessar a Rodovia Raposo Tavares, partindo do trecho anterior ao Templo Zu Lai, o melhor é optar pela Rua Carlos Antônio Pereira de Castro, acessar a Avenida Vasco Massafelli, Rua São Francisco e Rua Martiliano Lemos Leite, para quem for deixar a Raposo e tiver como destino a Estrada São Fernando, utilizar a rota no sentido inverso. Faixas de alerta e agentes de trânsito estarão na Estrada Fernando Nobre para dar apoio ao escoamento viário e orientar os motoristas.
Ano novo chinês
O Ano Novo Chinês é uma referência à data de rito do ano novo adotada por diversas nações do oriente, que seguem o calendário chinês. Algumas curiosidades chamam a atenção dos participantes: a data de início de cada ano novo chinês cai em uma data diferente do calendário ocidental e os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado do Rei Celestial para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e o Rei, em agradecimento, os transformou nos signos da Astrologia Chinesa: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco. Em 2020, encerra-se um ciclo de 12 anos estabelecido pela passagem de diferentes energias dadas pela sequência de trânsito anual dos 12 signos representados pelos 12 animais, que sempre se inicia com o Rato e termina com o Javali (Porco).
Segundo o horóscopo Chinês, um dos mais antigos do mundo, 2020 é o ano do Rato de Metal, que representa a auto-confiança; são seres esforçados, prestativos, solucionadores de problemas. “Simboliza um ano de (re)começos, oportunidades e amor. para todos os animais do horóscopo chinês”, esclarece a Abadessa do Templo Zu Lai, Mestra Miao You, que espera a chegada do evento cuidando pessoalmente de cada detalhe da celebração.
Por Juliana Martins Machado, com informações da assessoria do Templo ZuLai