A pandemia de covid-19 teve um impacto significativo no setor da aviação. O número de voos diários caiu e, em algumas regiões, o tráfego aéreo foi suspenso totalmente. As companhias aéreas podem perder até US$ 113 bilhões (R$ 523 bilhões) em receita, de acordo com estimativa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Esta indústria está, de fato, em modo de sobrevivência, com as empresas tentando conservar suas reservas de caixa, já que a entrada de dinheiro praticamente secou.
“A aviação deu uma parada muito radical, do dia para noite. Hoje, o que tem de voo é 20 a 30% da malha nacional. Internacional, quase não tem”, conta o comandante Rogério Pacielo Junior. Desde o início da pandemia, este granjeiro, tão acostumado a pilotar voos internacionais, viu sua rotina mudar radicalmente. Em 90 dias, ele voou em apenas duas ocasiões: Londres para repatriar brasileiros e China para buscar equipamentos.
Em mais um episódio do podcast da Revista Circuito, disponível no Spotify e OLA Podcast, Rogério fala dos impactos da pandemia na aviação e como está vivendo estes desafiadores dias. De licença não remunerada da aviação, ele tem se dedicado 100% à sua paixão: Web Vintage Rádio. Única rádio temática do mundo, ela surgiu da paixão que o comandante nutre por rádio, desde que iniciou sua carreira como locutor na década de 1980. Em suas viagens pelo mundo, ele passou a adquirir equipamentos da época. O acervo cresceu e a rádio surgiu. “Nossa primeira missão é levar alegria para as pessoas e o prazer de escutar uma música que marcou algum momento. E o que tem acontecido de especial é que a gente está, cada vez mais, conseguindo chegar perto das pessoas e isso realmente é muito bacana”, conta orgulhoso.
Ouça a entrevista completa, feita à jornalista Thais Lopes:
Por Juliana Martins Machado