Na última semana, colaboradores das Secretarias de Saúde, do Verde e do Meio Ambiente, de Educação e de Obras e Infraestrutura Urbana de Cotia, participaram da palestra ‘Estratégia de Controle Populacional de Escorpiões no Município de Cotia’, promovida pela Vigilância Ambiental de Cotia. O evento aconteceu dentro da programação da Semana Estadual de Enfrentamento do Escorpionismo/Escorpião.

A palestra foi conduzida pelo biólogo Ricardo R. Cabrera que falou sobre prevenção de acidentes com escorpiões, como evitar a presença destes animais, tipos de escorpiões encontrados em Cotia, unidade de saúde de referência para atendimento de pacientes picados por escorpiões, entre outros. A unidade de saúde mais próxima referência no atendimento de vítimas de escorpiões é o Hospital Regional de Cotia que conta com soros antiescorpiônico.

Como evitar acidentes com escorpiões?
A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes. Por isso não deixar na residência entulho, resto de obra e lixo. A vegetação do quintal deve ser sempre mantida com grama aparada.  Evite decorações com pedras e outros locais que possam servir de abrigo para esses animais. Manuseie blocos e telhas com luvas de raspa de couro. Não deixe sapatos e tênis jogados pela casa. Evite panos úmidos e toalhas jogados pela casa.

O que fazer em caso de acidentes?
Em caso de acidente, deve-se procurar imediatamente atendimento médico. Em Cotia, a unidade de saúde de referência é o Hospital Regional, que conta com soros antiescorpiônico. Estudos determinam que as crianças são as mais vulneráveis e devem receber atendimento médico em até uma hora depois do acidente.

Como proceder se encontrar um escorpião?
Em caso de suspeita ou presença de escorpião na residência, o morador deve entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Cotia pelo e-mail ([email protected]) e, se possível, coletar o animal com luva, pinça ou graveto e condicioná-lo em um vidro de tampa de rosca com álcool. Pode-se ainda fazer um registro por foto para facilitar a identificação.

Quais tipos de escorpiões são encontrados em Cotia?
Dados obtidos pela Vigilância Ambiental mostram maior ocorrência de Escorpião-marrom (Tityus bahiensis) na região da Granja Viana e no Centro; já Escorpião-Amarelo (Tityus serrulatus) está mais presente em Caucaia. As duas espécies são de importância médica e com risco de acidente grave, principalmente em crianças.

Artigo anteriorRaposo Shopping promove 2º Campeonato de Futebol Digital
Próximo artigoSantana de Parnaíba terá Festival Risadaria durante todo o feriado prolongado