Por Sonia Marques
Depois de cerca de oito meses em obras, o prédio da Prefeitura de Cotia, o primeiro considerado de arquitetura moderna da cidade, construído em 1971, foi reinaugurado na noite desta quinta-feira (16) em clima de festa que terminou com um certo tumulto.
O evento para apresentação da nova sede do governo municipal foi badalado, contou com a presença de populares, vereadores e também do juiz de direito do Fórum de Cotia, Diógenes Ribeiro. Também marcaram presença três ex-prefeitos, Carlão Camargo, Mario Ribeiro e Ailton Ferreira além do deputado federal Herculano Passos e o presidente nacional do PSD, partido do prefeito, Gilberto Kassab.
O evento de inauguração aconteceu no novo auditório, com capacidade para 82 pessoas sentadas, mas a lotação estava bem acima da capacidade e nem foi possível abrigar a todos os presentes no espaço.
“Esta prefeitura não é do prefeito, é da população”, discursou o juiz e diretor do Fórum Diógenes Ribeiro de Almeida, manifestando admiração pela gestão de Rogério Franco. “Esta gestão tem se mostrado desapegada de vícios do passado e está voltada para a população”.
Feliz e ao lado da primeira dama Mara Franco, Rogério Franco justificou que a reforma do prédio foi motivada por vazamento de água em um dia de chuva que provocou estragos e perda de documentos. “Foi uma loucura, tivemos que sair do prédio e já que tínhamos que sair, decidi fazer a reforma geral”.
Com visual sóbrio e moderno a foi orçada em R$3,2 milhões. O auditório poderá ser utilizado para pequenos eventos e reuniões de lideranças ou empresários. Na antessala do gabinete do prefeito, uma ampla e moderna mesa de reuniões.
A reforma integra o pacote de obras anunciado por Rogério Franco em abril do ano passado. Segundo ele, 60 obras já foram entregues deste pacote. Em entrevista disse que até o final de seu mandato entregará as 140 restantes.
Perguntado se com a reabertura do prédio, a Prefeitura estaria resolvendo a questão de muitos prédios alugados para abrigar diversos departamentos, o prefeito disse que neste caso não porque esse prédio já existia e os departamentos foram remanejados temporiamente para o prédio do Centro Integrado Municipal (CIM) inclusive o gabinete do Prefeito. Segundo o prefeito, grande parte dos aluguéis serão resolvidos com o novo prédio que está praticamente pronto, ao lado da antiga Procotia. A inauguração está prevista para outubro.
Além do gabinete do prefeito e do vice-prefeito, integram o espaço, as secretarias e departamentos de assessoria direta do prefeito como Secretaria de Governo, Fazenda, Assuntos Jurídicos, Gestão Estratégica e Inovação, além do Departamento de Atos Oficiais.
Queima de fogos
Alguns minutos após o descerramento da faixa de inauguração, uma queima de fogos pegou todo mundo de surpresa. Isso porque uma lei municipal sancionada pelo prefeito em dezembro proíbe a queima de fogos com estampido, famosos rojões.
Questionado, o prefeito alegou não fazia parte do evento e atribuiu o fato à oposição e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia. Em vídeo, o prefeito disse que a polícia estava investigando e que já sabia quem era o autor do disparo dos fogos e que providências seriam tomadas.