A palavra de ordem na Segurança Pública é “muralha digital”, sistema de monitoramento que reúne recursos técnicos, humanos, digitais e inteligência artificial para incrementar a segurança da população. Diversas cidades de grande, médio e pequeno porte vêm adotando esses recursos, inclusive Cotia.

Quem explicou sobre isso foi o novo Secretário de Segurança Pública da cidade, Fabrício Dourado, 47 anos e há 24 atuando na Segurança Pública da cidade, como Guarda Civil, que atingiu o topo máximo da hierarquia na corporação [Classe Especial].
As muralhas digitais são instaladas em pontos estratégicos para monitorar, principalmente as divisas ou entradas de cidade. Toda a operação é feita com uso de tecnologia e inteligência artificial que registra a placa do veículo, data, hora e coordenadas geográficas. O sistema é interligado às polícias Militar e Civil e também à Prodesp (Companhia de Processamento de Dados de SP).
Em Cotia, atualmente elas estão na região central e nas divisas entre Vargem Grande Paulista e Embu das Artes e também no Tijuco Preto. Mas o Secretário Dourado disse em entrevista exclusiva à Circuito que a intenção do novo governo é ampliar para todas as divisas da cidade [12 no total], o que pode significar cerca de mil câmeras com
capacidade para identificar possíveis infratores com imagens de seus rostos, como já existe em outros locais. “ Coisas que estão dando certo lá fora, que estão repercutindo, a gente vai trazer pra cá”, afima Dourado.
“Quando um suposto infrator passa por uma das câmaras, com um carro roubado, por exemplo, nossa central recebe um alerta. Nesse momento já sabe qual é o carro, o modelo e se é produto de roubo. Aí, operador aciona a viatura mais próxima”, explicou o Secretário.
Smart Cotia
Em fase final a implantação, do sistema ‘Smart Cotia, promete mais assertividade no combate e prevenção da criminalidade e na rápida resposta às ocorrências no município.
De acordo com a gestão municipal, os atuais totens de videomonitoramento instalados em pontos estratégicos de Cotia, além dos totens em frente às escolas municipais, estão passando por atualização no sistema para a nova tecnologia de reconhecimento facial.
“Daremos um grande salto no enfrentamento à criminalidade. Cotia já está finalizando a parte burocrática com o Estado e com a União para lincarmos as nossas câmeras à base de dados sobre procurados, foragidos. Cotia vai combater o crime sem tolerância e vai contribuir com as polícias civil e militar por meio da sua tecnologia”, explicou o prefeito Welington Formiga.
Mas esse é apenas um dos itens do arcabouço de segurança pensado pela equipe do governo do prefeito Wellignton Formiga (PDT) – a longo prazo, para que a população comece a sentir a tão famosa “sensação de segurança”, termo muito utilizado pelos operadores da segurança pública.
Segundo Dourado, a prefeitura deve abrir um chamamento público para que condomínios, empresas e comércios possam conectar suas câmeras de videomonitoramento ao ‘Smart Cotia’. Será preciso que os equipamentos, no entanto, tenham uma configuração mínima, mas tudo será detalhado no chamamento”, salientou o GCM Dourado. “Só serão conectadas ao sistema público de monitoramento as câmeras localizadas na parte externa dos estabelecimentos”, afirmou.
Novos agentes e novos equipamentos
Atualmente a Guarda Civil de Cotia possui 320 agentes entre equipes de rua e administrativa, distribuídos em três inspetorias: Centro, Granja Viana e Caucaia do Alto com as equipes distribuídas em turnos de 12x 36 horas. Apenas 17 viaturas e duas motos estão disponíveis para a operação das ruas.
O reforço está chegando. Foi que garantiu Dourado, mas a população terá que ter (mais) paciência. Pelo menos 150 novos agentes serão contratados para o efetivo da Guarda. Eles foram aprovados em concurso público realizado em 2024, mas até iniciarem de fato suas funções, há etapas a serem cumpridas como investigação social e curso de formação de seis meses.
Enquanto isso, conforme já anunciado pelo Prefeito Wellington Formiga, novas viaturas devem ser entregues à corporação [e à população] até 2 de abril, aniversário da cidade.
O que já vem por ai:
22 veículos Duster
6 jipes ( para uso da Romu)
8 motos CB500
4 Sprinters (Base móvel)
3 HB20 (para honda Escolar, Guardiã Maria da Penha e Projeto Educando)
O que está sendo feito
Enquanto as mudanças não chegam a população acompanha a criminalidade aumentar na cidade, sobretudo furtos, roubos em geral e tráfico de drogas segundo informou o secretário.
Dourado diz que a Secretaria tem feito mapeamento das ocorrências e ampliado o patrulhamento ostensivo nas áreas centrais, Caucaia e Granja Viana e em pontos estratégicos.
O secretário disse ainda que tem promovido operações em conjunto com as guardas das cidades vizinhas nas divisas do município e que o prefeito autorizou a hora extra dos agentes de folga, o que significa o aumento de efetivo nas ruas.
Operação para combater furtos e roubos de motos

Na noite desta sexta-feira (21) e madrugada de sábado (22), a Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação para coibir roubos e furtos de motocicletas, combater irregularidades, garantir a ordem e reforçar a segurança da população.
A ação contou com a participação de 52 agentes da GCM, distribuídos em 22 viaturas, além do apoio de 7 guinchos e equipes da Polícia Civil.As abordagens ocorreram em diversos bairros da cidade, como Parque Miguel Mirizola, Jardim Ísis, Rosimeire e Turiguara.
Durante a operação, foram apreendidas 16 motocicletas – algumas sem placas ou com adulteração, outras com queixa de roubo e algumas sem documentação regular. Além disso, seis veículos foram removidos ao pátio por irregularidades documentais ou motoristas sem habilitação.
A ação também resultou na detenção de três indivíduos: dois por porte de entorpecentes e um por embriaguez ao volante. Todos foram encaminhados à cadeia pública de Cotia e estão à disposição da Justiça.
“Fizemos um planejamento estratégico junto com a Polícia Civil para que tivéssemos um grande efetivo nas ruas e pudéssemos dar uma resposta efetiva aos crimes que preocupam a população de Cotia”, disse Dourado.
[Sonia Marques, com informações da Secom Cotia]