Integrantes da Congada de São Benedito de Cotia vão dar início às oficinas de percussão, movimentos com bastões e aulas de canto e de dança (Congo) nesta quarta-feira (24), na sede da Congada, na Vila São Joaquim, em Cotia. As aulas acontecerão de quarta e sexta, das 18h às 20h, e aos sábados, das 19h às 20h30.
Qualquer pessoa, de todas as idades, pode participar. No sábado, a ideia é fazer um ensaio geral com os participantes do curso. A duração das oficinas é de três meses, mas pode se estender, se houver necessidade.
“Quando as pessoas pegarem o ritmo – no canto, nos instrumentos e nos acordes -, vamos parar com as aulas e só realizar o ensaio geral com todos. Queremos passar toda a nossa tradição e todo o nosso fundamento para ensinar tudo sobre a congada para recrutar novos dançadores”, explica Rogi Castro, idealizador das oficinas.
Na quinta-feira da semana passada (18), os organizadores da Congada de São Benedito realizaram um encontro na sede para apresentar o projeto das oficinas. Durante a palestra, os presentes conheceram um pouco mais sobre a história da Congada, desde a sua fundação até os dias atuais.
Oficializada em junho de 1951, a Congada de São Benedito foi trazida para Cotia pelas mãos e talento de Benedito Pereira de Castro, o ‘Seu Dito’. Foi em em São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba (SP), onde nasceu, que sua mãe deu origem à Congada da região em celebração à assinatura da Lei Áurea, em 1888, pela Princesa Isabel, que garantiu a liberdade dos escravos.
Seu Dito mudou-se para Cotia ainda na adolescência e teve a ajuda do pai e dos irmãos para fundar a Congada no município. Desde então, a semana de 13 de maio tem sido comemorada pela família Castro.
Confira o serviço no cartaz abaixo:
Congada de São Benedito dá início às oficinas
Percussão, movimentos com bastões e aulas de canto e de dança (Congo). Tudo isso terá início nesta quarta-feira (24), na sede da Congada, na Vila São Joaquim, em Cotia. As aulas acontecerão de quarta e sexta, das 18h às 20h, e aos sábados, das 19h às 20h30