Conselho ambiental cria uma resolução em 15 anos

Conselheiros criaram a primeira resolução municipal, que aprova o procedimento simplificado para supressão de um único exemplar arbóreo

O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Cotia foi criado em 2001, com a função de ser deliberativo, no âmbito de sua competência, sobre as questões ambientais propostas nas leis municipais e, foi na manhã de hoje, 26 de fevereiro, que os conselheiros criaram a primeira resolução municipal, que aprova o procedimento simplificado para supressão de um único exemplar arbóreo.

Foi por meio do trabalho realizado pelo Conselho e pela Secretaria de Meio Ambiente, que detectou-se a necessidade de algumas adequações de âmbito local a Lei existente para facilitar o dia a dia dos moradores que tinham problemas com árvores, principalmente em suas residências. O processo burocrático que dificultava a supressão de uma única árvore foi simplificado.

A análise da espécie continuará sendo feita pelos técnicos municipais, para comprovar as condições de seu desenvolvimento. Lembrando que a solicitação poderá ser negada caso a solicitação não se enquadre na resolução.

A Presidente do Conselho e secretária de Meio Ambiente, Luciane Alegre ainda destacou que a compensação ambiental também será mantida, analisando cada caso para definir o número de mudas necessárias.

Ainda foi anunciado durante a reunião, que a Secretaria foi contemplada com um veículo do BNDES que ficará destinado a fiscalização ambiental e que quatro novos funcionários irão reforçar a equipe da Secretaria para dar agilidade as solicitações e atendimento diário.

Artigo anteriorCongresso gratuito debate sobre o autismo
Próximo artigoPrefeitura promove Dia da Faxina em Cotia